Qual a diferença de juros simples e juros compostos?

Índice

Qual a diferença de juros simples e juros compostos?

Qual a diferença de juros simples e juros compostos?

Os juros simples são calculados sobre o valor total e são mais comuns em operações como empréstimo. Já os juros compostos são calculados sobre o valor total + os juros simples cobrados sobre ele – é o chamado “juros sobre juros”. Eles são mais comuns em investimentos a longo prazo.

O que é mais vantajoso juros simples ou compostos?

O que são juros compostos A diferença mais relevante entre os juros simples e composto é o tempo. Nas operações financeiras baseadas em juros simples o tempo não é muito importante, já que o valor final pago será o mesmo, independentemente do prazo.

Porque os juros compostos são mais utilizados?

O regime de juros compostos é o mais utilizado no mercado por oferecer maior rentabilidade financeira. Essa maior rentabilidade ocorre pelo fato de esse regime de capitalização ser calculado sempre com base no valor do montante do período anterior, o que faz com que o valor final cresça de maneira exponencial.

Qual a diferença entre regime de capitalização simples e composto?

A principal diferença entre a capitalização simples e a composta, está na maneira de calcular seus juros. Enquanto a capitalização simples possui taxa de juros simples, a composta utiliza juros compostos, no qual as taxas aumentam exponencialmente e não de maneira linear.

É sempre mais vantajoso o empréstimo a juros simples?

Os juros simples geralmente são utilizados em operações financeiras de curto prazo ou em situações em que a dívida é paga somente no final de um certo período de tempo. Quando utilizado na correção de dividas. Caso seja um investimento, o juro simples não é a forma mais vantajosa.

Quando juros simples rende mais que juros compostos?

Sim, é possível. Para períodos fracionários, em que o tempo é inferior a um período de capitalização, o valor dos juros compostos é inferior ao valor dos juros simples, para uma mesma taxa nominal, tempo e capital.

Quais são os juros compostos?

  • Por isso, os juros compostos também são chamados de juros sobre juros, ou seja, o valor é corrigido sobre um valor que também já foi corrigido. Sendo assim, para períodos maiores de aplicação ou empréstimo a correção por juros compostos fará com que o valor final a ser recebido ou pago seja bem maior que o valor inicialmente aplicado ou emprestado.

Qual o conceito de juros simples e composto?

  • O conceito de juros simples e composto pode confundir muita gente – mas entender a diferença entre eles é importante para conseguir planejar pagamentos e entender o rendimento dos seus investimentos. Os juros simples são calculados sobre o valor total e são mais comuns em operações como empréstimo.

Qual é o valor dos juros simples?

  • Dessa forma, o valor dos juros é igual no período de aplicação ou composição da dívida. A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte: t = tempo de aplicação (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...)

Qual a fórmula de cálculo dos juros simples?

  • Os juros simples, como o próprio nome diz, tem uma fórmula de cálculo bastante trivial: J = C × i × t. Na fórmula, “J” representa os juros, “C” o capital inicial, “i” a taxa de juros e “t” o período da operação. Confira um exemplo prático utilizando essa equação:

Postagens relacionadas: