Porque levantar o eixo do caminhão?

Índice

Porque levantar o eixo do caminhão?

Porque levantar o eixo do caminhão?

A finalidade é manter um dos eixos do veículo, quando na condição sem carga (vazio), elevado, proporcionando assim economia dos pneus desse eixo.

Para que serve o eixo suspenso?

Eixos suspensos de veículos devem ser contabilizados no cálculo do pedágio. ... Esses eixos são utilizados como forma de economizar combustível e pneu dos caminhões quando estão com pouca ou nenhuma carga.

Como funciona o eixo suspenso?

Isenção de pedágio para eixos suspensos O que é: caminhões vazios costumam rodar com ao menos um eixo levantado, para evitar desgaste dos pneus e também pagar menos pedágio, já que a cobrança é feita por eixo.

Como fazer curvas no caminhão?

Dê a preferência ao outro veículo, para que ele entre na curvatura. Lembre que a preferência deve ser dada ao caminhão que já tiver iniciado a manobra na curva. Independente disso, o motorista defensivo procurará sempre dar condições de manobra ao outro ou a si mesmo, com a máxima segurança.

É proibido levantar a traseira do caminhão?

A elevação da traseira do veículo, além dos padrões, é ilegal e fere o artigo 8º da resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que diz ser proibida a alteração das características originais das molas.

O que significa eixo do caminhão?

O eixo é aquilo que liga ao menos um par de rodas do caminhão. Um carro comum, por exemplo, tem apenas dois eixos, com quatro rodas.

Como funciona a cobrança de pedágio por eixo?

O tamanho do caminhão influencia diretamente no custo do pedágio que ele irá pagar. ... Em veículos de dois eixos, como caminhões leves e caminhão trator de dois eixos, a tarifa é multiplicada por dois. Caminhões com três eixos o valor é três vezes maior e assim vai sucessivamente até os veículos de nove eixos ou mais.

Como é cobrado o pedágio de caminhão?

Atualmente, a forma de cobrança de pedágio é uma taxa fixa em cada praça, de acordo com a categoria de veículo (motos, carros e comerciais leves, ônibus e caminhão por número de eixos). O mesmo valor é cobrado de cada categoria, independentemente da distância percorrida.

Como é cobrado o pedágio por eixo?

O tamanho do caminhão influencia diretamente no custo do pedágio que ele irá pagar. ... Em veículos de dois eixos, como caminhões leves e caminhão trator de dois eixos, a tarifa é multiplicada por dois. Caminhões com três eixos o valor é três vezes maior e assim vai sucessivamente até os veículos de nove eixos ou mais.

O que a lei mudou sobre o pedágio por eixo suspenso?

Eixo suspenso não paga pedágio Mais uma medida que poderá gerar economia, principalmente para as transportadoras. Os eixos suspensos ficam livre do pagamento de pedágio nas rodovias.

O que é o eixo do caminhão?

  • O que é o eixo do caminhão? Por mais óbvio que possa ser, vamos elucidar o que é o eixo do caminhão. Ele é o componente onde são instalados os pares de rodas do caminhão. E, claro, o eixo liga as rodas dos lados do caminhão.

Qual é a distancia entre os eixos do caminhão?

  • O entre-eixos do caminhão é a distancia entre um eixo e outro, sendo que quanto maior for a distancia entre eixos do caminhão, melhor este automóvel vai se comportar em altas velocidades. Quanto menor a distancia, mais controle o caminhão terá em curvas e manobras. Porém uma questão que deve ser observada é com relação à carga, veja a seguir:

Por que o eixo liga os dois lados do caminhão?

  • E, claro, o eixo liga as rodas dos lados do caminhão. Em veículos com sistemas de eixos duplos ou triplos, um eixo conecta as rodas dos dois lados e a suspensão do caminhão é responsável pelo suporte para os pneus! É importante salientar a diferença entre os sistemas de eixo. Vamos lá?

Postagens relacionadas: