Para que serve os tentáculos das medusas?

Índice

Para que serve os tentáculos das medusas?

Para que serve os tentáculos das medusas?

Nas águas-vivas, o tentáculo também serve como defesa, pois eles possuem cnidoblastos, células que injetam uma toxina que pode imobilizar outros seres vivos; e desse modo, podem também ser usados para a alimentação.

Qual a função das medusas?

Como todos os cnidários, as medusas têm nos tentáculos células urticantes chamadas cnidócitos que produzem os nematocistos, os túbulos urticantes. Quando uma presa entra em contacto com um tentáculo, centenas ou milhares de nematocistos são ejectados sobre a presa, paralisando-a.

Qual o perigo das medusas?

Por baixo dos magníficos véus coloridos, as medusas escondem 700 milhões de anos de história e milhares de arpões venenosos. Com eles matam mais gente que os tubarões. Elas não têm cérebro, coração, nem pulmões ou ossos.

Que são medusas?

A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos. ... Todavia, as da classe Cubozoa, podem levar à morte.

Para que servem os tentáculos dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais as características da forma Medusa?

Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida. As medusas são representadas pelos organismos natantes, como as águas-vivas. Apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central.

Como uma medusa pode matar?

Geralmente, caça pequenos peixes e camarões em águas superficiais. Mas esta medusa também pode “caçar” humanos. O seu veneno – suficiente para matar mais de 60 pessoas – está escondido em milhões de “ganchos” microscópicos nos seus tentáculos.

Como são utilizadas as medusas?

  • As medusas pertencentes à classe Scyphozoa e da ordem Rhizostomae são utilizadas na alimentação do homem. O colágeno existente nesses animais é utilizado em pesquisas científicas, como, por exemplo, no tratamento da artrite reumatóide.

Como as medusas evoluem?

  • Através do brotamento, os pólipos evoluem para medusa. Quando atingem o tamanho necessário, elas se libertam do pólipo e se transformam em animais adultos. As medusas pertencentes à classe Scyphozoa e da ordem Rhizostomae são utilizadas na alimentação do homem.

Como é utilizado o colágeno em medusas?

  • O colágeno existente nesses animais é utilizado em pesquisas científicas, como, por exemplo, no tratamento da artrite reumatóide. Medusas da classe Scyphozoa, geralmente, não possuem picada fatal. Todavia, as da classe Cubozoa, podem levar à morte.

Como se desenvolvem os tentáculos?

  • A partir desses pólipos, por meio da reprodução assexuada, novas medusas de vida livre podem se desenvolver. Os tentáculos, com suas células picadas, servem como defesa e uma arma poderosa para capturar presas.

Postagens relacionadas: