Qual é a função dos ésteres?

Índice

Qual é a função dos ésteres?

Qual é a função dos ésteres?

Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R', sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.

Como são produzidos os ésteres *?

Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.

Como são obtidos os ésteres?

  • Os ésteres são obtidos por meio de reações de substituição. Uma das reações mais importantes de obtenção do éster é a esterificação, que acontece entre um álcool e um ácido carboxílico, em que o hidrogênio da carboxila é substituído pelo radical orgânico proveniente do álcool.

Quais são as essências de ésteres?

  • São as essências de ésteres, os flavorizantes também conhecidos como aromatizantes. Veja os exemplos: Antranilato de metila: alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo. Acetato de pentila: constituinte do aroma artificial de banana.

Qual a classificação dos ésteres?

  • Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes. É steres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta.

Por que os ésteres são orgânicos?

  • Os Ésteres são compostos orgânicos que apresentam fórmula geral R − COO − R1, são caracterizados pelo grupo funcional: O.

Postagens relacionadas: