O que são os recursos ergogênicos?

Índice

O que são os recursos ergogênicos?

O que são os recursos ergogênicos?

Recurso Ergogênicos se referem a qualquer técnica de treinamento, suporte mecânico, prática nutricional, método farmacológico ou técnica psicológica que possa melhorar a capacidade de performance no exercício, melhorar a adaptação ao treinamento ou ajudar na sua recuperação.

Para que servem os recursos Ergogenicos?

Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção).

O que diz a legislação sobre os recursos ergogênicos?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica como recursos ergogênicos os suplementos alimentares utilizados para melhora do desempenho esportivo, que podem ser aminoácidos, hipercalóricos, isotônicos e produtos à base de carboidratos, divididos em 5 categorias: repositores hidroeletrolíticos (prati- ...

Como é a divisão de suplementos?

As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer respaldo científico ou são embasadas em pesquisas encomendadas. Burke & Read classificam os suplementos em duas grandes categorias: os suplementos dietéticos e os auxiliadores ergogênicos.

O que são recursos ergogênicos fisiológicos?

Os agentes ergogênicos fisiológicos incluem todo mecanismo ou adaptação fisiológica de melhorar o desempenho físico. O próprio treinamento pode ser visto como um agente ergogênico fisiológico.

Quais são os recursos ergogênicos nutricionais?

Carboidratos, proteínas e até água, por exemplo, estão dentro dessa categoria de artifício. Os recursos ergogênicos nutricionais devem ser aliados a uma dieta equilibrada e personalizada para o objetivo do atleta. Caso contrário, eles funcionarão apenas como alimentos comuns, sem os benefícios desejados.

Quais são os recursos ergogênicos psicológicos?

  • Voltados para o controle de estresse e ansiedade, os recursos ergogênicos psicológicos têm como foco aumentar a concentração do atleta e força mental para suas metas e conquistas. Aqui, desde aprender a ter inteligência emocional até o acompanhamento de um psicólogo esportivo contam como recursos.

Quais são os ergogênicos nutricionais?

  • Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para estimular o tecido muscular, por meio da oferta de energia para o músculo e aumento da taxa de produção de energia no músculo.

Qual a origem da palavra ergogênico?

  • A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção). Com isso, o intuito da utilização de ergogênicos é aumentar o desempenho através da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Quais os benefícios da alimentação balanceada e ergogênica?

  • Além da dedicação diária, a genética, a alimentação balanceada e a utilização de recursos ergogênicos complementam o sucesso em qualquer atividade esportiva, como no fisiculturismo e no bodybuilder.

Postagens relacionadas: