O que é errata ou retratação de livro?

Índice

O que é errata ou retratação de livro?

O que é errata ou retratação de livro?

Errata ou corrigenda (plural de erratum ou corrigendum) são correções tipográficas anexadas a um livro, manual ou publicação. Geralmente são impressas nas páginas finais da obra ou em folha separada.

O que é um documento retificado?

Ratificar significa validar algo acertado ou contratado, confirmar, reafirmar, manter sua palavra. ... Retificar tem diferentes sentidos, mas o mais usado deles é quase o oposto de ratificar: significa corrigir algo, emendar.

Qual o significado de uma errata?

  • Uma errata é um documento simples, que aponta e corrige um erro, mas necessário apenas quando não há mais tempo de fazer as correções no material original. Confira algumas palavras que têm o mesmo significado de errata e seus usos: ressalva (é necessária uma ressalva no texto).

Qual a função da Errata?

  • A função da errata é simplesmente melhorar o entendimento do leitor sobre o trabalho acadêmico em questão. Mesmo localizando um erro depois de toda formatação, não é preciso se desesperar, basta acrescentá-lo na errata.

Como é classificada a errata?

  • A errata é classificada como elemento opcional, portanto, o autor do trabalho define se existe a necessidade de usar esse recurso ou não. A recomendação da NBR é montar a errata numa folha avulsa, que será acrescida ao relatório final depois da impressão.

Qual é a errata do seu trabalho?

  • Se você concluiu o seu trabalho, releu do início ao fim e não encontrou nenhum erro, revise-o novamente! A errata é a parte do trabalho acadêmico onde o autor faz uma lista dos erros que podem ser encontrados no texto, acompanhados das suas devidas correções.

Postagens relacionadas: