Qual é o objetivo da escrituração do livro diário?

Índice

Qual é o objetivo da escrituração do livro diário?

Qual é o objetivo da escrituração do livro diário?

O Livro Diário é essencial para a escrituração contábil das empresas, onde todas as movimentações financeiras são registradas. Seu preenchimento é obrigatório por lei e os fatos contábeis precisam ser registrados em partidas dobradas, uma vez que os totais débito e crédito devem sempre ser iguais.

Qual a função da escrituração na empresa?

A escrituração adequada traz em seu bojo, três funções: gerencial, documental e fiscal. Dizemos que é gerencial, quando ela serve de parâmetro para tomada de decisões administrativa em um âmbito geral. Exemplo: tomada de decisão para multiplicação de lojas.

Como os livros devem ser elaborados?

  • Os livros devem ser elaborados, emitidos, assinados e autenticados, para que seja cumprida uma obrigação fiscal e em casos de fiscalização pelos órgãos competentes a empresa não seja prejudicada pelo não cumprimento dessa obrigação.

Como começar a escrituração de sua empresa?

  • Para começar a escrituração, é preciso contar com um Plano de Contas Contábil. Ali, estarão elencadas todas as rubricas, divididas em grupos de Ativos (seus bens e direitos), Passivos (suas obrigações) e Patrimônio Líquido (o resultado positivo ou negativo decorrente das atividades de sua empresa).

Qual é a escrituração contábil?

  • A escrituração contábil é a base para emissão dos principais relatórios que ajudam a gerenciar sua empresa, como: Balanço, balancetes, demonstração de resultados, fluxo de caixa e outros. Além de ser uma das principais fontes de materiais para fiscalização da Receita Federal.

Como automatizar a escrituração digital?

  • Com o objetivo de automatizar a escrituração contábil, em 2007 o governo criou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), composto pela escrituração contábil digital, escrituração fiscal digital e nota fiscal eletrônica.

Postagens relacionadas: