Como pode ser feita a fundição sob pressão quais são suas vantagens?

Índice

Como pode ser feita a fundição sob pressão quais são suas vantagens?

Como pode ser feita a fundição sob pressão quais são suas vantagens?

O processo de fundição sob pressão de ligas de alumínio é utilizado na indústria automotiva para a produção de peças diversas. Dentre as principais vantagens deste processo, destaca-se a possibilidade de produção de peças complexas, com seções delgadas, e a alta velocidade de produção.

O que é o processo de fundição?

A fundição é um processo de fabricação que permite a obtenção de peças com formas simples ou complexas por meio da fusão da matéria prima, onde o metal líquido é despejado em um molde no qual sua cavidade terá a forma de uma peça ou objeto desejado.

O que são e para que servem os moldes na fundição?

2- Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.

Qual é o princípio da fundição sob pressão?

Em princípio, o processo de fundição sob pressão realizado na máquina de câmara quente utiliza um equipamento no qual existe um recipiente aquecido onde o metal líquido está depositado. No seu interior está um pistão hidráulico que, ao descer, força o metal líquido a entrar em um canal que leva diretamente à matriz.

Quais materiais podem ser fundidos?

Enquanto todos os metais podem ser fundidos, os mais predominantes são ferro, alumínio, aço e ligas de cobre-base. Castings intervalo de peso a partir de menos de uma onça para peças individuais pesando várias centenas de toneladas.

O que é Massalote na fundição?

Massalotes: São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido. Um massalote mal dimensionado irá causar um “rechupe” ou vazio de contração na peça.

Quais são os processos de fundição?

  • Existem vários processos diferentes para se produzir peças fundidas, os mais comuns são: fundição por gravidade, por centrifugação, sob pressão e de precisão.

Como são utilizadas as peças de fundição?

  • Nos processos de fundição também podem ser utilizadas peças chamadas de machos que servem para formar canais ou furos em peças que precisem ser vazadas.

Quais modelos são usados para dar forma ao fundido?

  • Os modelos são usados para dar forma ao fundido quando o molde utilizado é do tipo não permanente (geralmente de areia). Os modelos podem ser de madeira, plástico, isopor , metal ou mesmo de cera e podem ser aplicados produtos desmoldantes (talco, grafite) para facilitar sua retirada de dentro do molde.

Como funciona a fundição por centrifugação?

  • A fundição por centrifugaçãoconsiste num equipamento onde o molde permanece girando enquanto é preenchido pelo metal, fazendo que o vazamento seja mais eficiente, porém, também é mais caro que o processo normal (por gravidade). É neste processo que se produz os tubos sem costura.

Postagens relacionadas: