O que são os descritores de língua portuguesa?

Índice

O que são os descritores de língua portuguesa?

O que são os descritores de língua portuguesa?

Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. ... A segunda dimensão da matriz de Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes.

Qual a diferença entre descritores e habilidades?

Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.

Quais são os descritores de língua portuguesa 9 ano?

9° Ano (Por Descritor - Português)
Descritor
Descritor 01Baixar D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 03Baixar D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 05Baixar D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

O que é o descritor 14?

É importante observar que, no descritor 14, é requerido do aluno que ele diferencie fato de uma opinião relativa a esse fato. ... Essa habilidade é avaliada por meio do reconhecimento de opiniões diferenciadas sobre um tema, acontecimento ou pessoa, em um mesmo texto ou em textos diferentes.

O que são descritores exemplos?

Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.

Para que servem os descritores de matemática?

Os descritores relacionam os conteúdos curriculares com quais operações mentais os estudantes devem realizar. É através dos descritores que se conseguer averiguar quais conhecimentos os estudantes se apropriaram.

O que é o descritor 10?

Descritor 10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Postagens relacionadas: