Para que servem as rimas no cordel?

Índice

Para que servem as rimas no cordel?

Para que servem as rimas no cordel?

A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.

Qual a finalidade de um cordel?

Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. ... A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.

Quantos versos e estrofes de cordel possui?

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.

Por que o poema recebe o nome de cordel?

O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. ... Em 1909, o cordelista Leandro Gomes de Barros publicou seus poemas na seção "Lyra Popular" no jornal O Rebate de Juazeiro do Norte, Ceará.

O que é versos e estrofes no cordel?

Estrofes são versos agrupados, os quais são arrumados de maneira organizada, em linhas. Cada linha (verso) deve ter o mesmo número de sílabas poéticas. A modalidade de estrofe é definida pela quantidade de versos (linhas) que se escolhe para desenvolvimento de um tema.

Quantos versos tem o poema de cordel?

Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas.

Postagens relacionadas: