Para que servem as teorias educacionais?

Índice

Para que servem as teorias educacionais?

Para que servem as teorias educacionais?

O estudo das teorias educacionais implica necessariamente na análise do processo educativo e sua dimensão humana.

Qual a origem das teorias de aprendizagem?

  • Esta área é a responsável por pesquisar sobre as teorias da aprendizagem, que abordam a desenvolvimento cognitivo humano por diferentes pontos de vista. Teorias de aprendizagem são os estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções relacionadas ao campo do aprendizado humano. Esta área de investigação remonta à Grécia Antiga.

Como usa-se a teoria na prática pedagógica?

  • Usa-se a teoria e sua aplicabilidade de acordo com o que é possível no cotidiano do aluno, do educador e da instituição. Vale salientar que quando um educador compreende o aspecto teórico e usa isso para a aplicação na prática pedagógica com seus alunos, a possibilidade de, a partir disso, promover a transformação necessária é enorme.

Qual o benefício que a base teórica proporciona ao educador?

  • Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.

Qual a ideologia da Educação?

  • “Escolas Novas” e ideologia da educação 2.2 Ensaios contra-hegemônicos: as pedagogias críticas buscando (re) orientar a prática educativa () 3.2 O cognitivismo e suas implicações pedagógicas 3.3 Jean Piaget e o construtivismo na educação 3.4 Lev Vygotsky e o socioconstrutivismo na educação·91

Postagens relacionadas: