Como funcionam os catalisadores de automóveis?

Índice

Como funcionam os catalisadores de automóveis?

Como funcionam os catalisadores de automóveis?

Um catalisador provoca uma reação nos gases de escape que transformam as emissões nocivas em gases menos nocivos para a atmosfera. Em um mundo ideal, um motor de carro queimaria eficientemente toda a gasolina fornecida ao motor e não emitiria nada além de dióxido de carbono e vapor de água.

Qual é a utilidade dos catalisadores automotivos?

O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.

O que tem dentro dos catalisadores automotivos?

Ele é formado por um núcleo cerâmico ou metálico, que envolve uma camada de metais nobres, uma cápsula ou carcaça metálica, uma manta expansiva (que atua como um isolante térmico) e as flanges (cones de entrada e saída). Na maioria das vezes, o catalisador está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor.

O que faz com catalisador usado?

O catalisador automotivo é o equipamento responsável pela transformação dos gases tóxicos emitidos pelo motor do carro em gases inofensivos à saúde e ao meio ambiente. ''É importante que o consumidor saiba que o catalisador usado vale dinheiro. ...

Pode tirar o miolo do catalisador?

“Ao retirar o catalisador do veículo, além de agredir o ambiente, fazendo com que todos os gases resultantes da combustão no motor sejam despejados no ar sem nenhum tipo de filtro, ele está cometendo uma infração de trânsito, pois retirar o catalisador é proibido pela legislação de modificação de veículos.

Como é construído um catalisador automotivo?

  • Como é construído um catalisador automotivo? O catalisador necessita de fazer bom contato com os gases de escape sem impedir o seu fluxo. A velocidade na qual o fluxo de gases escapam significa que o catalisador tem uma questão de milissegundos para trabalhar na conversão.

Como funcionam os catalisadores?

  • Analisando as equações, percebemos que a presença dos catalisadores favorece a interação dos gases provenientes dos hidrocarbonetos e o CO com outros gases presentes no meio, como o NO, O2 e o H2O, formando N2, H2, CO2 e H2O. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Como funciona o catalisador esportivo?

  • Em um catalisador padrão, a colmeia de compostos que provocam essa transformação é muito mais densa, restringindo o fluxo de gases do escapamento. Em um catalisador esportivo, a colmeia é menos densa, permitindo os gases para fluírem melhor e aumentando a potência do motor.

Quando são exigidos os catalisadores no mercado brasileiro?

  • Os catalisadores são exigidos em todos os veículos comercializados no mercado brasileiro desde 1997 – cerca de cinco anos após a chegada dos primeiros modelos equipados com tal recurso. Nos Estados Unidos, porém, a situação é diferente, visto que ele é considerado um equipamento obrigatório desde meados da década de 1970. O porquê disso?

Postagens relacionadas: