Qual é a função das montanhas?

Índice

Qual é a função das montanhas?

Qual é a função das montanhas?

As montanhas atuam assim como grandes vigias do clima, nos alertando sobre as mudanças pelas quais nosso planeta está passando.

Qual a temperatura nas montanhas?

No clima frio de montanha, as temperaturas e ciclos de chuva sofrem forte influência do relevo. No continente europeu, por exemplo, as áreas que possuem as maiores altitudes têm temperaturas médias anuais entre 4 °C e –10 °C.

Porque existem diferentes formas de relevo?

Por isso, há quatro tipos diferentes, classificados conforme a sua gênese: as vulcânicas, formadas pela ação e composição dos vulcões; as dobradas, que são as mais comuns, sendo formadas pela constituição dos dobramentos terrestres resultantes do tectonismo; as erodidas, formadas a partir da erosão de suas áreas de ...

Quais são as temperaturas nas montanhas?

  • Nas montanhas o clima é bem mais rarefeito, isso quer dizer que, no cume dos montes o frio é predominante, isso ocorre, por haver uma relação de altitude e temperatura. Quanto mais alto, menores serão as temperaturas. Estima-se que a cada 150 metros de elevação se perde 1ºC.

Quais são as consequências desse desgaste das montanhas?

  • Nessa situação há um desgaste do relevo e um acúmulo dos seus detritos. Também nessa ação, para que as montanhas venham a ficar da maneira como são hoje, é preciso um processo longo. Quando há um conjunto de montanhas, e elas são próximas umas das outras, damos o nome de cadeia montanhosa ou cordilheira.

Quais são as montanhas jovens?

  • Existem as montanhas jovens, conhecidas também como dobramentos modernos, as quais se formaram em períodos mais recentes da história geológica da Terra, num período chamado de Terciário. Assim como também montanhas antigas, e já bastante desgastadas pela ação dos agentes exógenos formadores do relevo, como as chuvas e os ventos.

Qual a montanha mais alta do mundo?

  • Existem algumas muito famosas por todo o mundo, como os Alpes na Europa, a Cordilheira dos Andes na América do Sul, as Montanhas Rochosas na América do Norte e a Cordilheira do Himalia na Ásia. Essa última é especial pois é onde se localiza a montanha mais alta do mundo, chamada de Monte Everest, que possui 8.848 metros.

Postagens relacionadas: