Qual é a função da molécula?

Índice

Qual é a função da molécula?

Qual é a função da molécula?

Biomoléculas ou moléculas biológicas são moléculas presentes nas células dos seres vivos e que participam da estrutura e dos processos bioquímicos dos organismos. Elas em geral são formadas por elementos como oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre e fosforo, que são chamados de bioelementos.

Qual é o conceito da molécula?

  • Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas. Porém, sabe-se hoje em dia que as propriedades químicas de uma substância não são determinadas por uma molécula isolada, mas por um conjunto mínimo destas.

Como funcionam as biomoléculas?

  • Além disso, as biomoléculas interagem de forma organizada e se um dos componentes sofre alguma alteração isso afetará os outros componentes relacionados, criando uma compensação ou uma reação coordenada.

Que substâncias familiares são feitas de moléculas?

  • Muitas substâncias familiares são feitas de moléculas, como o açúcar, a água, e a maioria dos gases, enquanto outras substâncias familiares não são moleculares em sua estrutura, como os sais, metais, e outros gases nobres.

Quais são os moléculos do DNA dos seres vivos?

  • O DNA dos seres vivos também é composto de moléculas, formadas por duas cadeias paralelas de nucleotídeos. Nas moléculos do DNA estão presentes quatro tipos diferentes de nucleotídios: adenina, citosina, timina e guanina. As moléculos do DNA apresentam a conhecida forma de uma espiral dupla, que são interligadas por pontes de hidrogênio.

Postagens relacionadas: