Para que serve as falas citadas em discurso direto nas notícias?

Índice

Para que serve as falas citadas em discurso direto nas notícias?

Para que serve as falas citadas em discurso direto nas notícias?

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.

De quem são as falas citadas em discurso direto na notícia sobre ICE no texto do Capítulo 2?

O jornalista que escreve a notícia

Como as falas em discurso direto são representadas?

Assim, geralmente nos livros o discurso direto poderá ser identificado por meio do uso do travessão. Além disso, em em textos científico o discurso direto poderá ser visto por meio da colocação de aspas dentro da frase que foi falada pelo autor, transcrevendo sua forma literal.

Como ocorre o discurso direto?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Qual a característica do discurso direto?

  • Outra característica do discurso direto é o uso das aspas ( ” “ ), nos textos mais modernos, ou de travessões ( — ), nos textos mais tradicionais, nas falas diretas das personagens. Na notícia acima, que apresenta o discurso direto, para dar maior agilidade na leitura, utilizaram-se as aspas.

Quais são as marcas do discurso direto e indireto?

  • Na apresentação do texto, há marcas textuais que caracterizam o discurso direto e o discurso indireto. No primeiro, as falas das personagens são apresentadas por verbos de elocução, chamados também de verbos dicendi, como “… e Luiza falou: …. então Ricardo disse :..

Quais são os verbos do discurso direto?

  • Esses verbos são chamados de verbos de elocução ou verbos dicendi. Outra característica do discurso direto é o uso das aspas ( ” “ ), nos textos mais modernos, ou de travessões ( — ), nos textos mais tradicionais, nas falas diretas das personagens.

Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?

  • Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.

Postagens relacionadas: