Qual a função das cores indicadas em um resistor?

Qual a função das cores indicadas em um resistor?

Qual a função das cores indicadas em um resistor?

O valor da resistência elétrica pode vir impresso no corpo do resistor ou indicado por meio de faixas coloridas. Essas faixas correspondem a um código que permite determinar o valor da resistência do resistor.

Porque os resistores tem linhas coloridas?

Cada faixa de cor representa um algarismo. Como os resistores são componentes muito pequenos e devem ter os valores de suas resistências facilmente identificados, costuma-se codificar este valor com o uso de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Cada cor representa um algarismo.

Para que serve a 4 faixa de um resistor comercial?

Código de cores resistores 5 faixasFaixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência. 2ª Faixa: mostra o segundo algarismo da resistência. 3ª Faixa: mostra o terceiro algarismo da resistência. 4ª Faixa: mostra quantos zeros devem ser adicionados a resistência.

Quais as especificações que podem ser determinadas pelo Código de cores do resistor?

Código de Cores Para Resistores
Cores1º anel 1º digito4º anel Tolerância
Preto0-
Marrom011%
Vermelho022%
Laranja033%

O que é a tolerância de um resistor?

A tolerância é um valor percentual em torno da resistência nominal na qual o valor real pode se encontrar. Um resistor de 200Ω com 5% de tolerância e 1/4 W pode ter seu valor real entre 190Ω e 210Ω, dissipando no máximo 0,25W.

Como se lê um resistor?

Leitura de Código de Resistores: 5 faixas

  1. 1ª Faixa: É o primeiro número do valor da resistência.
  2. 2ª Faixa: É o segundo número do valor da resistência.
  3. 3ª Faixa: É o terceiro número do valor de resistência.
  4. 4ª Faixa: É o multiplicador, determina qual a ordem da resistência (mil, milhão, etc..)

Como classificar um resistor?

Classificação dos Resistores De modo geral, resistores são classificados em ôhmicos e não-ôhmicos. Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante.

Como saber o valor da resistência de um resistor?

A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.

Como ler o valor do resistor?

Leitura de Código de Resistores: 6 faixas

  1. 1ª Faixa: É o primeiro número do valor da resistência.
  2. 2ª Faixa: É o segundo número do valor da resistência.
  3. 3ª Faixa: É o terceiro número do valor de resistência.
  4. 4ª Faixa: É o multiplicador, determina qual a ordem da resistência (mil, milhão, etc..)

Quais são os resistores de 3 faixas?

  • Pode se ter códigos para resistores de 3 faixas, 4 faixas, 5 faixas e 6 faixas. Siga as tabelas para os tipos de faixas, e veja alguns exemplos. A 1ª faixa é sempre a que estiver mais próxima de um dos terminais do resistor. Para resistores de 3 faixas é utilizada a tabela abaixo seguindo as orientações citadas.

Qual a tolerância do resistor de 4 faixas?

  • Então o resistor pode variar de 8 Ω de acordo com a tolerância. Para resistores de 4 faixas é utilizada a tabela abaixo e os mesmos passos citados para resistores de 3 faixas, mas com a adição de uma quarta faixa que identifica a tolerância que o componente tem.

Qual é o código de cores dos resistores?

  • Código de cores dos resistores. A resistência dos resistores e o grau de pureza deles são designados por uma sequência de cores que fica impressa em volta dos resistores, conhecida como código de cores, confira a seguir: K – 10³. M – 10 6

Qual a diferença entre os dois tipos de resistores?

  • A leitura do código de cores para esses dois tipos de resistores é bem parecida. 3ª Faixa: É o multiplicador, determina qual a ordem da resistência (mil, milhão, etc..)

Postagens relacionadas: