O que as conjunções indicam?

Índice

O que as conjunções indicam?

O que as conjunções indicam?

Conjunção. Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.

Quais são as conjunções coordenativas aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Qual é a conjunção?

  • Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplos : Ele joga futebol e basquete.

Quais são as conjunções alternativas?

  • Como exemplo de conjunções alternativas temos o “ou”. Dependendo do contexto, temos também as conjunções alternativas “já”, “bem”, “talvez”, “ora”, entre outras. Elas podem ou não aparecer repetidas entre os termos que ligam. Vamos resolver isso ou não nos encontramos mais. Ora ficava interessado, ora ficava disperso.

Quais são as conjunções integrantes?

  • Conjunções integrantes. São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: A verdade é que não vivo sem você. Não sei se você percebeu que as cortinas são novas.

Como são classificadas as conjunções?

  • Em resumo, as conjunções podem ser classificadas como coordenativas e subordinativas, estabelecendo assim relação de coordenação e subordinação. Dessa forma, as orações coordenativas são aquelas em as frases existem de forma independente. Ou seja, fazem sentido completo independente da conjunção.

Postagens relacionadas: