Como é feito o exame de cistoscopia?

Como é feito o exame de cistoscopia?
Nesse procedimento, o urologista insere um cistoscópio através da abertura externa da uretra. Quando o citoscópio está na bexiga é injetado soro fisiológico para expandir a bexiga e permitir a visualização do seu interior. A cistoscopia pode ser feita no consultório médico ou no centro cirúrgico.
Quando é necessário cistoscopia?
A cistoscopia pode ser recomendada pelo urologista ou ginecologista com o objetivo de investigar a causa de sangue na urina, de incontinência urinária ou a ocorrência de infecções, por exemplo, além de verificar a presença de qualquer alteração na bexiga.
O que acontece depois da cistoscopia?
Algum sangramento, embora escasso, é um dos poucos efeitos secundários da cistoscopia, tal como algum ardor ao urinar e maior frequência na micção nos dias seguintes. Tomar um banho quente e/ou aplicar uma compressa aquecida na uretra ajuda a acalmar o desconforto. A recuperação é, geralmente, rápida.
Como é feita a cistoscopia?
- Existem dois tipos de cistoscopia: rígida e flexível. É realizada usando um instrumento semelhante a uma haste metálica (de 7-8mm de calibre e 40cm de comprimento). Este instrumento tem uma luz e uma lente na ponta para a visualizaçao das estruturas.
Qual o tipo de cistoscópio utilizado?
- O tipo de cistoscópio utilizado varia de acordo com o objetivo do procedimento: Cistoscópio flexível: é utilizado quando a cistoscopia é feita apenas para visualização da bexiga e da uretra, já que permite uma melhor visualização das estruturas urinárias devido a sua flexibilidade;
Qual é a definição de videocistoscopia?
- Videocistoscopia corresponde ao termo utilizado para definir a realização de cistoscopia ou uretrocistoscopia através de um sistema de vídeo, pelo qual é possível proceder à captação de imagem (fotografia ou gravação de vídeo).
Como é feita a biópsia?
- Verificar a causa de incontinência urinária. Durante o exame, caso seja verificada qualquer alteração na bexiga ou na uretra, o médico pode coletar parte do tecido e encaminhar para a biópsia para que seja feito o diagnóstico e iniciar o tratamento caso haja necessidade. Entenda o que é e como é feita a biópsia.