O que significa células epiteliais no exame de urina?

Índice

O que significa células epiteliais no exame de urina?

O que significa células epiteliais no exame de urina?

A presença de células epiteliais na urina é considerada normal e geralmente não possui relevância clínica, pois indica que houve descamação natural do trato urinário, fazendo que essas células sejam eliminadas na urina.

Qual a ligação entre as células epiteliais?

  • As células epiteliais possuem uma adesão mútua forte e, para desuni-las, são necessárias forças mecânicas relativamente grandes. Essa ligação varia de acordo com o tipo de epitélio, mas é principalmente desenvolvida nos epitélios mais propensos a intensas trações e pressões, como a pele, por exemplo.

Quais são as membranas celulares epiteliais?

  • As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal. A esta característica dá-se o nome de polaridade da membrana. Quer aprender a identificar os vários tipos de tecidos epiteliais?

Quais são as células epiteliais cúbicas?

  • As células epiteliais cúbicas são células quadradas, possuem uma relação de largura e altura semelhante. O núcleo é grande, redondo e central, e o citoplasma é rico em organelos .

Quais são as células epiteliais de transição?

  • Células epiteliais de transição, que são as células epiteliais presentes na bexiga e quando encontrada em grande quantidade pode ser indicativo de infecção urinária, principalmente se além de células epiteliais for observado grande número de leucócitos;

Postagens relacionadas: