O que é passeio na calçada?

Índice

O que é passeio na calçada?

O que é passeio na calçada?

PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Qual a função da faixa de serviço?

O mobiliário urbano, tal como os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização, deve ser alocado na faixa de serviço. Para tornar o acesso às edificações mais confortáveis e permitir a acomodação de mobiliário dos estabelecimentos comerciais, a calçada deve ter uma faixa de transição.

O que diz a lei sobre calçadas?

A Lei Municipal nº 1. (Código de Obras) define passeio como a parte do logradouro destinado ao trânsito de pedestre (art. 390) e determina que toda edificação deverá ser dotada de calçada no logradouro público na forma prevista por este Código (art. 130, VII).

De quem é a calçada da casa?

Mas, apesar de serem espaços de transito de todos os pedestres, a calçada é de responsabilidade do proprietário ou ocupante do imóvel o qual ela se localiza, sendo dele a obrigação de conservá-la bem cuidada e aos moldes da Lei n° 16.292/97 que define, para cada tipo diferente de via, uma modelo específico.

Qual a qualidade das calçadas?

  • Ainda assim, a qualidade das calçadas é um assunto secundário no planejamento das cidades brasileiras, indicativo do valor dado aos espaços públicos no país. Como na maior parte dos casos a responsabilidade sobre os passeios fica a cargo dos proprietários dos imóveis, as decisões nem sempre refletem os anseios da coletividade.

Quais são as calçadas de uma cidade?

  • As calçadas são veias abertas por onde pulsa a vida de uma cidade. Atendem a todos, sem qualquer distinção, democraticamente. Servem de suporte para a maior parte dos deslocamentos diários e têm impacto direto no coletivo, com influência na qualidade de vida, na segurança, na cultura, nos negócios e na identidade dos lugares.

Quais são os princípios da Calçada?

  • 8 PRINCÍPIOS DA CALÇADA 7 PREFÁCIO As calçadas são veias abertas por onde pulsa a vida de uma cidade. Atendem a todos, sem qualquer distinção, democraticamente.

Quais são as calçadas para pedestres?

  • As calçadas são espaços para a circulação e a permanência dos pedestres e são compostas por elementos que vão além da pavimentação de faixas laterais às vias de tráfego de automóveis. Este guia propõe oito princípios para a construção de espaços qualificados para pedestres, baseados em uma extensa revisão da literatura nacional e internacional.

Postagens relacionadas: