Para que servem a respiração aeróbica?

Índice

Para que servem a respiração aeróbica?

Para que servem a respiração aeróbica?

A respiração aeróbica ou aeróbia se trata dos processos bioquímicos que visam à obtenção de energia com o envolvimento do oxigênio nas reações, como ocorre em diversos eventos da fosforilação oxidativa. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.

Qual é a vantagem da respiração aeróbica sobre a fermentação?

Na fermentação alcoólica forma-se etanol e CO2 e na fermentação láctica forma-se ácido lactico. ... Os produtos finais são CO2 e H2O, e são pobres em energia. O rendimento energético é de 38 moléculas de ATP, pelo que a respiração aeróbica é bastante vantajosa pois leva a um maior rendimento energético!

Qual o papel da mitocôndria no metabolismo respiratório?

  • Concordando com o papel central da membrana interna das mitocôndrias no metabolismo respiratório, o número de cristas por mitocôndria e sua área total tendem a ser maiores em células com intensa atividade respiratória particularmente.

Qual a fase da respiração aeróbica?

  • A respiração aeróbica pode ser dividida em duas fases: uma fase anaeróbica e outra aeróbica. A fase anaeróbica é composta pela glicólise , que também ocorre na respiração anaeróbia. Essa etapa ocorre no citosol das células e se refere à transformação da glicose em ácido pirúvico ou piruvato.

Qual a função da mitocondria?

  • – Matriz mitocondrial, apresentando DNA, RNA, ribossomos, proteínas. – Cristas mitocondriais, dobras na membrana interna. A função essencial da Mitocôndria é realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula). A quantidade de mitocôndrias é variável dependendo da demanda energética da célula.

Como ocorre a respiração anaeróbica?

  • A respiração anaeróbica ocorre com a degradação parcial da glicose, em função da falta de oxigênio. Muita energia ainda fica armazenada nos compostos. Esse processo resume-se apenas à glicólise. São produzitos 4 ATP com o consumo de 2 ATP. O saldo energético da fermentação é 2 ATP, porém produzidos de forma extremamente rápida.

Postagens relacionadas: