Para que servem os gárgulas?

Índice

Para que servem os gárgulas?

Para que servem os gárgulas?

São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.

Porque a gárgulas nas igrejas?

O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. ... Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados.

O que significa as gárgulas de Notre-Dame?

Gárgulas. As famosas estátuas de gárgulas e quimeras na parte externa da catedral, representando animais fantásticos ou monstros, são consideradas símbolos da Notre-Dame. Elas foram feitas na Idade Média e têm a função estratégica de proteger as paredes do escoamento da água das chuvas.

O que a Gargula representa?

As gárgulas são uma característica arquitetônica que existe há milhares de anos. Inicialmente projetados para filtrar a água da chuva da borda de um prédio, eles também têm um propósito misterioso – afastar os maus espíritos .

Qual a função dos vitrais góticos?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.

Qual a importância das gárgulas na igreja gótica?

As gárgulas são uma espécie de "guardiões do templo" para lembrar aos fiéis de que nada poderia ameaçá-los lá dentro e que o Mal seria vigorosamente mantido fora. Seu papel técnico, no entanto, não tem nada de sobrenatural: captar a água da chuva e descartá-la a uma boa distância das paredes.

Qual o objetivo de um vitral?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.

Qual a função das gárgulas?

  • Então vamos. As gárgulas eram figuras mitológicas bem ao gosto da arte gótica. A sua função não era somente estética. A sua imagem demoníaca tem antes de mais duas funções: assustar as pessoas e proteger o templo. Há ainda que saber que todas as criaturas que vemos de atalaia nas catedrais não são gárgulas.

Qual o significado do termo gárgula?

  • O termo gárgula é majoritariamente aplicado ao trabalho medieval, mas através das épocas alguns significados de escoar a água do telhado, quando não conduzidos por goteiras, foram adotados. No antigo Egito, as gárgulas escoavam a água usada para lavar os vasos sagrados, ...

Como funciona o escoamento das gárgulas?

  • Ao executar essa função, as gárgulas evitam que a água da chuva escorra sobre as paredes, o que poderia erodir a argamassa que mantém o edifício em boas condições. O sistema de escoamento das gárgulas é relativamente simples. Muitas delas apresentam sulcos cortados em suas costas para captar a água proveniente da chuva.

Por que as gárgulas inspiram os humanos?

  • E as gárgulas, em alguma medida, inspiram os pesadelos humanos – frente a frente, é quase impossível não imaginá-las em súbito movimento, abandonando a vigia para aterrorizar no escuro da noite.

Postagens relacionadas: