Para que serve o pronome pessoal oblíquo?

Índice

Para que serve o pronome pessoal oblíquo?

Para que serve o pronome pessoal oblíquo?

Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Quais são os pronomes do caso oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Quais são os pronomes oblíquos e para que eles servem?

Pronomes pessoais do caso oblíquo Desempenham a função de complemento, funcionando como objeto direto ou indireto. Eles também são divididos em dois tipos diferentes, e seus papéis na frase vão depender dessa classificação.

O que é pronome oblíquo e para que serve?

Os pronomes oblíquos átonos podem exercer várias funções sintáticas. Objeto direto, objeto indireto e adjunto adnominal são algumas delas. Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.

Quais são os pronomes?

  • São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.

Por que os pronomes precisam estar acompanhados de preposição?

  • Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem.

Por que os pronomes são subclassificados?

  • Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

Quais são os pronomes pessoais que exercem função de sujeito da oração?

  • Veja: ⇒ Caso reto: são os pronomes pessoais que sempre exercem função de sujeito da oração (nunca exercem função de complemento). São eles: 1º pessoa do singular: EU. 2º pessoa do singular: TU. 3º pessoa do singular: ELE/ELA. 1º pessoa do plural: NÓS. 2º pessoa do plural: VÓS.

Postagens relacionadas: