Porque se usa EDTA em hematologia?

Índice

Porque se usa EDTA em hematologia?

Porque se usa EDTA em hematologia?

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

Como o EDTA impede a coagulação?

O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente. Com a quelação do cálcio pelo EDTA a ativação é interrompida.

Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?

EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético): é o anticoagulante mais usado para hematologia porque não provoca deformação nas células. Atua como agente quelante do cálcio, impedindo que ocorra o processo de coagulação. Comercialmente estão disponíveis os sais de sódio e de potássio, em soluções aquosas prontas para uso.

Onde é usado o EDTA?

O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. É usado como descolorante para cabelos; pode ser também utilizado na fabricação de pães e derivados na indústria alimentícia.

Como obter o plasma?

O plasma é obtido após a centrifugação do sangue coletado em tubo com anticoagulante, seja ele EDTA, citrato de sódio, heparina... A presença do anticoagulante inibe a formação do coágulo. No plasma estão presentes os fatores da coagulação e fibrinogênio.

Como age o k3edta?

A parede interna dos tubos são revestidos com spray seco EDTA K3. O EDTA age como anticoagulante, ligando os íons de cálcio e interrompendo a cascata de coagulação. São utilizados principalmente em hematologia.

Qual o anticoagulante de escolha para a análise da coagulação sanguínea?

Citrato de sódio tamponado: pouco recomendado para hematologia por não preservar de maneira adequada a morfologia celular. Atua quelando o cálcio e impedindo o processo de coagulação. É o anticoagulante recomendado para os testes de coagulação na proporção de 1:9 partes de sangue.

Postagens relacionadas: