Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?
Índice
- Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?
- Como trabalhar o gênero reportagem em sala de aula?
- Qual é o objetivo do gênero reportagem?
- Como trabalhar com o jornal em sala de aula?
- Como trabalhar o texto jornalístico em sala de aula?
- Como fazer um género textual reportagem?
- O que são características do gênero reportagem?
- Qual a importância do jornal na sala de aula?
- Por que não se trata de uma reportagem?
- Quais as partes da reportagem escrita?
- Quais são as reportagens do jornal?
- Como eles imaginam o trabalho do repórter?

Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?
"Serve para o professor estimular os alunos a escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões." Na produção com turmas de séries iniciais, é preciso levar em conta que a diversidade de gêneros pode confundir os alunos.
Como trabalhar o gênero reportagem em sala de aula?
Oriente os alunos na escrita de uma reportagem. Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá escolher um tema para que façam reportagem sobre ele. Instrua o grupo a construir uma pauta, tal como é feito na construção dos jornais reais.
Qual é o objetivo do gênero reportagem?
O objetivo principal do texto deve ser o de informar. A reportagem cumpre uma função social, e não é feita somente de temas atuais. Qualquer fenômeno pode virar pauta para esse gênero textual. ... Pode-se também, na reportagem, fazer a observação do fato ocorrido através da interpretação.
Como trabalhar com o jornal em sala de aula?
Explore com o grupo todas as partes de um jornal, os cadernos, como ler a capa, como manuseá-lo, entre outras informações importantes a respeito deste portador. Em seguida, entregue um jornal para cada aluno ou dupla e deixe que o explorem com autonomia.
Como trabalhar o texto jornalístico em sala de aula?
Confira, agora, três boas práticas para se trabalhar com a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!
- Promover um debate na sala de aula. ...
- Utilizar o formato digital para leitura de textos jornalísticos. ...
- Estudar fake news em sala de aula.
Como fazer um género textual reportagem?
Principais características da reportagem
- Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
- Presença de títulos;
- Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
- Linguagem simples, clara e dinâmica;
- Discurso direto e indireto;
- Objetividade e subjetividade;
- Linguagem formal;
- Textos assinados pelo autor.
O que são características do gênero reportagem?
A reportagem é um gênero textual jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva. ... Apresenta linguagem clara e objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.
Qual a importância do jornal na sala de aula?
O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos.
Por que não se trata de uma reportagem?
- Espera-se que os alunos percebam se tratar de uma reportagem, pois o texto não narra um fato, mas explica um acontecimento, faz relações com textos literários (como o do gato de botas) e tece comentários (como o que encerra a reportagem). Registre essas observações sobre a reportagem no caderno dos alunos.
Quais as partes da reportagem escrita?
- A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo. Manchete: compreende o título da reportagem, que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor. Lead (ou olho): Pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais a atencao do leitor.
Quais são as reportagens do jornal?
- Reportagens – Depois das decisões, cada repórter faz pesquisa sobre o tema, entrevistas e escreve o texto que será publicado no jornal. Parte gráfica – impressão do jornal. Comente também com os alunos que, além de reportagens impressas em jornais e revistas, as reportagens podem ser exibidas na televisão ou no rádio.
Como eles imaginam o trabalho do repórter?
- Discuta como eles imaginam ser o trabalho do repórter que está nas ruas fazendo uma reportagem. Perguntem como eles acham que esse trabalho é realizado e registrem as hipóteses dos alunos no caderno. Apresente a seguinte definição de reportagem para os alunos: