Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?

Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?

Para que serve a reportagem trabalhada em sala de aula?

"Serve para o professor estimular os alunos a escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões." Na produção com turmas de séries iniciais, é preciso levar em conta que a diversidade de gêneros pode confundir os alunos.

Como trabalhar o gênero reportagem em sala de aula?

Oriente os alunos na escrita de uma reportagem. Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá escolher um tema para que façam reportagem sobre ele. Instrua o grupo a construir uma pauta, tal como é feito na construção dos jornais reais.

Qual é o objetivo do gênero reportagem?

O objetivo principal do texto deve ser o de informar. A reportagem cumpre uma função social, e não é feita somente de temas atuais. Qualquer fenômeno pode virar pauta para esse gênero textual. ... Pode-se também, na reportagem, fazer a observação do fato ocorrido através da interpretação.

Como trabalhar com o jornal em sala de aula?

Explore com o grupo todas as partes de um jornal, os cadernos, como ler a capa, como manuseá-lo, entre outras informações importantes a respeito deste portador. Em seguida, entregue um jornal para cada aluno ou dupla e deixe que o explorem com autonomia.

Como trabalhar o texto jornalístico em sala de aula?

Confira, agora, três boas práticas para se trabalhar com a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!

  1. Promover um debate na sala de aula. ...
  2. Utilizar o formato digital para leitura de textos jornalísticos. ...
  3. Estudar fake news em sala de aula.

Como fazer um género textual reportagem?

Principais características da reportagem

  1. Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  2. Presença de títulos;
  3. Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
  4. Linguagem simples, clara e dinâmica;
  5. Discurso direto e indireto;
  6. Objetividade e subjetividade;
  7. Linguagem formal;
  8. Textos assinados pelo autor.

O que são características do gênero reportagem?

A reportagem é um gênero textual jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva. ... Apresenta linguagem clara e objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.

Qual a importância do jornal na sala de aula?

O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos.

Por que não se trata de uma reportagem?

  • Espera-se que os alunos percebam se tratar de uma reportagem, pois o texto não narra um fato, mas explica um acontecimento, faz relações com textos literários (como o do gato de botas) e tece comentários (como o que encerra a reportagem). Registre essas observações sobre a reportagem no caderno dos alunos.

Quais as partes da reportagem escrita?

  • A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo. Manchete: compreende o título da reportagem, que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor. Lead (ou olho): Pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais a atencao do leitor.

Quais são as reportagens do jornal?

  • Reportagens – Depois das decisões, cada repórter faz pesquisa sobre o tema, entrevistas e escreve o texto que será publicado no jornal. Parte gráfica – impressão do jornal. Comente também com os alunos que, além de reportagens impressas em jornais e revistas, as reportagens podem ser exibidas na televisão ou no rádio.

Como eles imaginam o trabalho do repórter?

  • Discuta como eles imaginam ser o trabalho do repórter que está nas ruas fazendo uma reportagem. Perguntem como eles acham que esse trabalho é realizado e registrem as hipóteses dos alunos no caderno. Apresente a seguinte definição de reportagem para os alunos:

Postagens relacionadas: