O que faz o protocolo OSPF?

O que faz o protocolo OSPF?
OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.
Qual é a função das áreas dentro do OSPF?
No protocolo OSPF definimos áreas que são conjuntos de roteadores dentro de um mesmo AS que compartilham de informações sobre sua tabela de roteamento.
Como implementar OSPF?
Exemplo Prático de Configuração
- Passo 1 – Criando a loopback. RA#config term. RA(config)#interface loopback 0. ...
- Passo 2 – Entrando na configuração do roteador OSPF e Configurando Router-ID. RA(config-int)#router ospf 1. ...
- Passo 3 – Comando Network com máscara invertida. RA(config-router)#network 10.0.1.0 0.0.0.255 area 0.
O que o protocolo RIP faz?
O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.
O que é Lsdb?
Neste LSA temos a lista de todos os links conectados no roteador. ... Se um roteador tem interfaces em mais de uma área, ele gera LSAs tipo 1 para cada área (bem como mantém LSDB – Link State Data Base, para cada área). Network LSA (tipo 2) é gerado apenas pelo DR – Designed Router.
Qual a definição do OSPF?
- O OSPF permite uma definição lógica de redes em que os roteadores podem ser divididos em áreas. Isso limita a explosão de atualizações link-state por toda a rede. Isso também fornece um mecanismo para agregação de rotas e corte da propagação desnecessária de informações de sub-rede.
Qual o método de autenticação do OSPF?
- A autenticação OSPF não pode ser "nenhum" (ou zero), simples ou MD5. O método de autenticação “nenhum” significa que nenhuma autenticação é usada para o OSPF e é o método padrão.
Como habilitar o OSPF no roteador?
- A habilitação do OSPF no roteador envolve as duas etapas a seguir no modo de configuração: 1 Habilitando um processo OSPF usando o comando router ospf . 2 Atribuindo áreas às interfaces utilizando o comando network . More ...
Qual é a diferença entre Rip e OSPF?
- Qual é a diferença entre o RIP e o OSPF? o principal diferença entre RIP e OSPF é que o RIP é um protocolo de roteamento de vetor de distância que requer atualizações de tabela de roteamento em intervalos constantes enquanto o OSPF é um protocolo de roteamento de estado de link que envia atualizações somente quando ocorre uma alteração de rede.