O que que significa estola sacerdotal?

O que que significa estola sacerdotal?
A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.
Por que a estola deve ser da mesma cor?
- A estola deve ser da mesma cor da casula; sua única decoração é uma cruz no meio (na altura do pescoço), que o ministro ordenado beija antes de colocá-la. A disciplina atual prescreve seu uso na missa, nos sacramentos, sacramentais e sempre que haja um contato com a Eucaristia.
Qual o significado da estola?
- Simbolismo da estola 1. É símbolo do poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade sacerdotal. 2. Como a estola era uma vestimenta utilizada por pessoas de certa dignidade, simboliza a dignidade do primeiro homem, do homem antes do pecado original. 3.
Qual a origem do cinto da estola?
- O cinto da estola era feito de estofo azul, púrpura e carmesim entretecido com fio de ouro (Êxodo 28:8). A sua origem no cristianismo é imprecisa. No princípio a estola provavelmente era uma tira de tecido de linho ou lã destinada a resguardar o pescoço. No Oriente aparece como faixa no século IV; já como distintivo, no Ocidente no século VI.
Por que a estola deve ser escondida?
- A estola deve ser da mesma cor da casula; sua única decoração é uma cruz no meio (na altura do pescoço), que o ministro ordenado beija antes de colocá-la. Geralmente ela fica escondida. A disciplina da Igreja Latina prescreve seu uso na missa, nos sacramentos, sacramentais e sempre que haja um contato com a Eucaristia.