Qual é a função da mitocôndria?

Índice

Qual é a função da mitocôndria?

Qual é a função da mitocôndria?

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. ... As mitocôndrias possuem o seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.

Para que serve mitocôndria Brainly?

As mitocôndrias são organelas encontradas no citoplasma das células vegetais e das células animais. Elas são responsáveis pela respiração celular aeróbia, sendo assim, são consideradas organelas geradoras de energia, ou seja, de adenosina trifosfato (ATP).

Onde fica a mitocôndria na célula?

As mitocôndrias são as organelas da célula eucarionte que realizam a respiração celular e apresentam características que sugerem a origem endossimbiótica. As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes.

Qual a morfologia composição e funções dos lisossomos?

Os lisossomos são organelas pequenas situadas no citoplasma da célula, envoltas por membrana e apresentando morfologia arredondada. Em seu interior estão armazenadas as enzimas que realizam a digestão intracelular, podendo conter lipases, proteases, nucleases e outros tipos de enzimas digestivas.

Quais são as características das mitocôndrias?

  • Algumas características das mitocôndrias sugerem que essa teoria realmente está correta, como a presença de duas membranas, a capacidade de se dividir como alguns procariontes, a presença de DNA circular e a presença de ribossomos semelhantes aos de procariotos. As mitocôndrias são encontradas em células eucariontes.

Como funciona a mitocôndria?

  • As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula. Imagem de mitocôndria numa célula de tecido pulmonar (imagem ampliada em microscópio eletrônico).

Qual o número de mitocôndrias em uma célula?

  • O número de mitocôndrias varia de uma célula para outra, porém, normalmente, observam-se centenas de mitocôndrias em uma única célula. Um número maior é observado em células que apresentam grande atividade metabólica. Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia.

Quais são as membranas mitocondriais?

  • As mitocôndrias são formadas por duas membranas lipoproteicas, sendo uma externa e outra interna: 1 Membrana externa: semelhante a de outras organelas, lisa e composta de lipídeos e proteínas chamadas deporinas, que... 2 Membrana interna :é menos permeável e apresenta numerosas dobras, chamadas de cristas mitocondriais. More ...

Postagens relacionadas: