Qual a função de uma gaxeta?

Índice

Qual a função de uma gaxeta?

Qual a função de uma gaxeta?

Com a função de vedar o equipamento, seja ele pneumático ou hidráulico, a gaxeta ou guarnição inflável efetua a vedação quando inflada e pode ser utilizada para acionamentos de sistemas mecânicos, substituindo os cilindros.

Para que servem as gaxetas e qual é a função da peça conhecida pelo nome de Sobreposta?

A caixa de gaxeta mais simples apresenta um cilindro oco onde ficam alojados vários anéis de gaxeta, pressionados por uma peça chamada sobreposta sobreposta. A função dessa peça é manter a gaxeta alojada entre a caixa e o eixo, sob pressão conveniente para o trabalho.

Qual a função dos aglutinantes das gaxetas?

A função destes últimos materiais que são aglutinados ás gaxetas é torná-las autolubrificadas. Em algumas situações, o fluxo de fluido não deve ser totalmente vedado, pois existe a necessidade de passagem mínima de fluido com a finalidade de auxiliar a lubrificação entre o eixo rotativo e a própria gaxeta.

Qual a função da sobreposta?

A sobreposta nada mais é do que um “prolongamento” da caixa de selagem utilizada quando não se tem o espaço necessário para alojar o selo mecânico, ou ainda nos selos cartuchos onde a utilização da sobreposta é indispensável. A união entre a caixa de selagem e a sobreposta é feita por parafusos prisioneiros.

Qual a função das gaxetas?

  • A função das gaxetas é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem a capacidade de vedação dos cordões o-rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de que a pressão sobre os lábios é proporcional a pressão do fluido.

Quais são os formatos da gaxeta?

  • Todas as gaxetas contam com vários tipos de formatos diferenciados, estes que variam bastante de acordo com a necessidade de sua utilização, e poderá ser em formatos de L ou U dependendo do seu caso e sua aplicação.

Como funcionam as caixas de gaxetas?

  • Elas são instaladas nas chamadas caixas de gaxetas e se conformam em absorção à ação exercida pelo maquinário. Quando pressionamos a sobreposta de um equipamento, por exemplo, ela exerce sobre os anéis uma pressão axial (força de aperto) que os deforma, provocando sua expansão contra o eixo e a caixa de gaxetas.

Quais são as gaxetas sintéticas?

  • As gaxetas de fibras sintéticas são caracterizadas por oferecerem alta resistência térmica e alta resistência à agressividade química dos fluidos. Amplamente versáteis, atendem a maioria das aplicações e exigências da indústria em geral, propiciando baixos custos de inventário e redução nos custos de manutenção.

Postagens relacionadas: