O que é uma máquina CNC?

Índice

O que é uma máquina CNC?

O que é uma máquina CNC?

CNC é a sigla de Controle Numérico Computadorizado, ou Comando Numérico Computadorizado. É uma evolução do termo NC, que significa apenas Comando Numérico. Como o próprio nome diz, refere-se ao controle de máquinas ferramentas programáveis por computador.

O que é torno para que serve?

O torno é útil para confeccionar, consertar, tornear e dar acabamento. Para usar o equipamento, é necessário ajustar dois movimentos: a rotação da peça fixada e o avanço da ferramenta sob a superfície da peça. Assim, é possível definir que tipo de trabalho será feito, se a peça será mais ou menos cortada, etc.

O que diferencia uma máquina CN de uma CNC?

A maior diferença entre a máquina CN e a CNC é que as primeiras não são providas de memória, só lendo os comandos e executando as ações sem alterações possíveis nos programas na hora da produção. Já as CNC possuem memórias e permitem alterações ampliando as funções das atividades dos equipamentos (MCNC, 2018).

Quais são os parâmetros de corte de um torno CNC?

  • Um programa para torno CNC compõe-se basicamente de: 3- Dados de corte: Os parâmetros de cortes são a Velocidade de Corte (VC), a rotação da placa (RPM), o avanço do movimento e a profundidade de corte.

Quais são os tipos de tornos?

  • Tipos de Tornos A classificação mais simples é a seguinte: - Tornos horizontais ou de pontas Tipos de Tornos Tornos revólver Tipos de Tornos Evolução dos Tornos Revólver – Tornos Automáticos Tipos de Tornos Tornos de placa ou horizontais Tipos de Tornos - Tornos verticais Tipos de Tornos Tornos copiadores Tipos de Tornos

Quais são os mini tornos mecânicos?

  • Os mini tornos mecânicos são bastante utilizados por hobbistas. Com a máquina é possível fazer as mais diversas produções artesanais em marcenaria, joias, entre outros. O torno é perfeito para polimento e fino acabamento das peças. É de fácil operação, ideal para quem gosta de passar o tempo com a “mão na máquina”.

Quais são os movimentos do torno?

  • Nesta combinação de movimentos acontece o que chamamos de torneamento, o processo de acabamento que dá forma aos objetos. É possível produzir qualquer tipo de peça roscada, interna ou externa, na máquina. Além dessas operações primárias ou comuns, o torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc.

Postagens relacionadas: