Como funciona um silo de secagem?

Como funciona um silo de secagem?
Silo – secador Nele, os grãos recebem ar natural ou aquecido para secagem. No entanto, esse processo é lento e a umidade não deve ser elevada, visto que pode provocar o aquecimento da massa e, com isso, a fermentação dos grãos, o que afeta a qualidade.
Para que serve uma moega?
Muito comum em silos, a moega é destinada ao depósito de grãos a granel, mesmo depois de triturados. Ela se encontra inserida na cadeia produtiva de grãos, cujas unidades se dedicam à recepção, limpeza, secagem e armazenamento do material já triturado.
Como é construído um silo?
Estrutura e reforços: Nos silos de alvenaria de tijolo a estrutura é construida simplesmente pela parede, alicerces e placa de fundação. Nos silos de alvenaria mista, tijolo e concreto armado, a estrutura é formada pelos pilares e cintas de concreto armado.
O que é um silo pulmão?
Silo de espera (também chamado de silo pulmão): são silos de apoio durante o recebimento dos grãos, pois armazenam os grãos limpos, porém úmidos, por poucas horas até o momento dos grãos irem para o secador e atingir a umidade desejada para o armazenamento.
Como proceder a pré-limpeza do silo-pulmão?
- O ideal é proceder a pré-limpeza do produto a ser depositado no silo-pulmão. Com esse procedimento a carga de microrganismos como fungos e bactérias é reduzida. Consequentemente, a possibilidade de elevação da temperatura da massa de grãos é minimizada.
Quais são as funções dos silos?
- Os silos possuem três funções principais. Veja: Uma das funções dos silos é o armazenamento de grãos, e eles são conhecidos como silos graneleiros. Estes silos mantêm os grãos secos, evitando sua deterioração.
Quais são os silos de superfície?
- Os silos de superfície são os que possuem menor custo de construção, pois não são necessários revestimentos ou construir estruturas de alvenaria para a sustentação do silo. O material depositado nesse tipo de silo deve ser amontoado e compactado sobre o solo.
Qual a duração dos silos de concreto?
- Eles conservam os grãos armazenados por, aproximadamente, um ano e não alteram a qualidade do produto. Além disso essas estruturas costumam durar até 30 anos! Os silos de concreto são conhecidos principalmente nas regiões que produzem milho e arroz — dois cereais de grande importância para o agronegócio.