Para que serve o torneamento?

Índice

Para que serve o torneamento?

Para que serve o torneamento?

Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.

Para que serve o Bedame no processo de torneamento?

Normalmente utilizados para ferramentas de corte de materiais endurecidos, os Bedames são lâminas chatas produzidas com matérias-primas de altíssima qualidade, resultando assim na produção de ferramentas de grande resistência. ... São ferramentas de corte adaptáveis a tornos mecânicos através de porta bedame.

Que tipo de peças podem ser fabricadas no torneamento?

Capaz de trabalhar bem mesmo com os mais rígidos tipos de materiais, as operações de torneamento CNC podem moldar titânio, acrílico, latão, policarbonato, nylon, cobre, cloreto de polivinila (PVC), aço inoxidável, alumínio e muitos outros materiais.

Quais operações de usinagem são realizadas no torno mecânico?

As principais operações executáveis através de torneamento são:

  • Torneamento externo.
  • Torneamento interno.
  • Faceamento.
  • Sangramento.

Qual a origem do Torno mecânico?

  • Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a medicina até a indústria espacial. O torno mecânico é a máquina que está na base da ciência metalúrgica, e é considerada a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.

Quais são os mini tornos mecânicos?

  • Os mini tornos mecânicos são bastante utilizados por hobbistas. Com a máquina é possível fazer as mais diversas produções artesanais em marcenaria, joias, entre outros. O torno é perfeito para polimento e fino acabamento das peças. É de fácil operação, ideal para quem gosta de passar o tempo com a “mão na máquina”.

Quais são os movimentos do torno?

  • Nesta combinação de movimentos acontece o que chamamos de torneamento, o processo de acabamento que dá forma aos objetos. É possível produzir qualquer tipo de peça roscada, interna ou externa, na máquina. Além dessas operações primárias ou comuns, o torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc.

Quais são as fases do Torneamento?

  • São combinações das direções de avanço e rotação que podem resultar em superfícies cônicas ou curvas, com as quais as unidades de controle dos tornos CNC atuais podem lidar por meio de muitas possibilidades de programas. As fases do Torneamento são: furo de centro, cilíndrico; broqueamento - furos cilíndricos em buchas e engrenagens).

Postagens relacionadas: