Qual a função de um texto argumentativo?

Índice

Qual a função de um texto argumentativo?

Qual a função de um texto argumentativo?

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão.

Como é que se faz um texto argumentativo?

As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:

  1. Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  2. Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  3. Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;

Como identificar um texto argumentativo?

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

Qual o principal objetivo de um texto argumentativo?

  • O principal objetivo de qualquer texto argumentativo é convencer o leitor de um certo ponto de vista ou perspectiva; É isso que destaca os textos argumentativos de outros tipos de textos. Para que o leitor aceite as informações, o argumento deve declarar seu raciocínio lógico de forma clara e precisa.

Como os textos argumentativos são apresentados?

  • Os textos argumentativos não são apresentados em seu estado puro; isto é, nenhum texto é apenas argumentativo, o que acontece porque esses discursos são textos híbridos que vinculam narração à exposição. O último é dedicado a mostrar e informar o receptor, enquanto o objetivo do argumento é demonstrar a veracidade da referida exposição.

Quais são as premissas de um texto argumentativo?

  • Dentro dos textos argumentativos, algumas das premissas podem não ser encontradas explicitamente, uma vez que o leitor ou o destinatário pode implicitamente intuí-la. Por exemplo: Pedro é homem e, portanto, é mortal. Refere-se aos dados, estatísticas ou porcentagens que foram obtidas após a realização de um estudo.

Que são as conclusões do texto argumentativo?

  • Em outras palavras, o desenvolvimento do texto argumentativo é composto de uma série de declarações que contêm informações – dados, evidências ou opiniões -, que servem de suporte à tese. 3. Conclusões As conclusões são frases ou declarações que fecham o texto argumentativo.

Postagens relacionadas: