Como desenhar um diagrama de fases?

Índice

Como desenhar um diagrama de fases?

Como desenhar um diagrama de fases?

Um diagrama de fases apresenta os seguintes elementos:

  1. Curva de fusão: separa as áreas que correspondem aos estados sólido e líquido.
  2. Curva de vaporização: separa as áreas que correspondem as fases líquida e vapor.
  3. Curva de sublimação: separa as áreas que correspondem as fases sólida e vapor.

Porque o diagrama de fases da água é diferente?

O diagrama de fases da água é mostrado na figura abaixo: Perceba que a curva de fusão é decrescente, diferente do que foi mostrado nos diagramas de fase anteriores. Esta propriedade só possível devido à dilatação anômala da água, a partir da qual, com o aumento da pressão, sua temperatura de fusão diminua.

Como explicar o Diagrama de Fases?

A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura. Desta forma, para cada substância dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e par que corresponde à fase gasosa.

O que é o diagrama de fases da água?

Trata-se de um gráfico que fornece dados de pressão e temperatura de uma substância. O diagrama de fases é um gráfico utilizado para indicar as condições de temperatura e pressão necessárias para obter uma substância em um determinado estado físico (sólido, líquido ou gasoso).

Qual o significado de um diagrama de fase?

  • Um diagrama de fase em físico-química, engenharia, geologia, mineralogia e ciência dos materiais é um tipo de gráfico que mostra as condições de equilíbrio entre as fases termodinamicamente distintas. Em matemática e em física, um diagrama de fase também tem significados alternativos, como um sinônimo de espaço fisico.

Quais são os diagramas de fase com mais que duas dimensões?

  • Diagramas de fase com mais que duas dimensões mostram o efeito de mais duas variáveis na fase de uma substância.

Como funciona a água no diagrama de fases?

  • Utilizando a água como substância no diagrama de fases, ela pode chegar ao que chamamos de ponto crítico. Em outras palavras, sua condição na divisória fica entre o líquido e gasoso.

Qual o grau de liberdade da substância no diagrama de fases?

  • Isto quer dizer que o número de variáveis pode sofrer alterações, já o estado físico não. Se bem que, esta forma de avaliação depende da curva, região ou ponto triplo. Nesse sentido, o físico norte-americano Josiah Willard Gibbs criou uma fórmula para identificar o grau de liberdade de uma substância no diagrama de fases.

Postagens relacionadas: