O que é o entreferro de um motor de indução trifásico?
Índice
- O que é o entreferro de um motor de indução trifásico?
- Quais são as vantagens do motor de corrente alternada trifásico de indução?
- Como funciona um motor elétrico trifásico?
- Quais são as perdas em um motor de indução trifásico?
- Qual a tensão do motor elétrico trifásico?
- Qual é o estator do motor trifásico?
- Qual a diferença do modelo trifásico?
- Como funciona o sistema trifásico?

O que é o entreferro de um motor de indução trifásico?
Motores e Geradores de Indução Trifásicos (MIT) O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. ... O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese.
Quais são as vantagens do motor de corrente alternada trifásico de indução?
Outras vantagens dos motores trifásicos incluem:
- Vida útil extensa e baixa necessidade/custo de manutenção;
- Montagem facilitada, se comparados aos motores CC;
- Robustez e potência;
- Facilidade de instalação, uma vez que a distribuição da rede elétrica é feita sob a forma de corrente alternada;
Como funciona um motor elétrico trifásico?
O princípio de funcionamento para o motor de indução se baseia na criação de um campo magnético rotativo, ou campo girante. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.
Quais são as perdas em um motor de indução trifásico?
Como qualquer outro sistema electromecânico de conversão de energia, o motor de indução trifásico, com o rotor bobinado, tem perdas de energia: – perdas por efeito Joule no enrolamento do estator; – perdas magnéticas no núcleo de material ferromagnético; – perdas por efeito Joule no enrolamento do rotor, e – perdas ...
Qual a tensão do motor elétrico trifásico?
- De forma que cada bobina seja energizada por uma tensão no máximo de 254 V. Algo que não podemos esquecer, é que todo motor elétrico trifásico sem exceções possui 12 pontas. Acontece que em alguns casos, os mesmos são disponibilizados apenas com 6 ou 9 pontas.
Qual é o estator do motor trifásico?
- No nosso desenho temos um estator com 3 bobinas a bobina 1 tem as pontas 1 e 4, a bobina 2 tem as pontas 2 e 5 e a bobina 3 tem as pontas 3 e 6. Fechamento em estrala das bobinas do motor trifásico.
Qual a diferença do modelo trifásico?
- A grande diferença desse modelo está evidente no próprio nome do modelo: trifásico ( tri, três). Isso significa que, ao contrário dos outros tipos de motores – especialmente o monofásico –, a rede que alimenta os motores desse tipo é composta por três fases, além do neutro.
Como funciona o sistema trifásico?
- Já no sistema trifásico, a alimentação ocorre por meio de quatro cabos: um neutro e três fases ou ondas senoidais (R, S e T). A voltagem desse sistema são os mesmos 127V ou 220V, mas a diferença é a potência dos aparelhos que podem ser ligados em instalações desse tipo – entre 25 kW até 75 kW.