Quais os cuidados ao se usar um espectrofotômetro?

Índice

Quais os cuidados ao se usar um espectrofotômetro?

Quais os cuidados ao se usar um espectrofotômetro?

É preciso ter cuidado ao manusear as cubetas para espectrofotômetro , mesmo uma ligeira impressão digital pode interferir nos resultados. É muito importante não tocar na superfície óptica da cubeta, pois óleos de sua pele, partículas de tecidos de limpeza, poeira e outros contaminantes podem afetar as leituras.

Como é o funcionamento do espectrofotômetro?

Como o espectrofotômetro funciona? Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. ... A luz passa através da amostra e é lida pelo detector.

O que é leitura em branco e qual a sua finalidade no espectrofotômetro?

Quando um feixe de luz monocromática atravessa uma cubeta de espectrofotômetro, parte da luz sofre refração, reflexão, absorção pelos reagentes e outras interações indesejáveis. Para eliminar tais interferências, deve-se zerar o aparelho com uma solução que é denominada “branco”.

Quais os cuidados que precisamos ter com a cubeta de espectrofotômetro?

Cubetas para espectrofotometria É preciso ter cuidado ao manusear as cubetas, mesmo uma ligeira impressão digital pode interferir nos resultados. É muito importante não tocar na superfície óptica da cubeta, pois óleos de sua pele, partículas de tecidos de limpeza, poeira e outros contaminantes podem afetar as leituras.

Quais são os componentes de um espectrofotômetro?

  • Os principais componentes de um espectrofotômetro Fonte de Luz: é composta por uma lâmpada de deutério e uma lâmpada de tungstênio. A lâmpada de deutério emite radiação UV e a de tungstênio emite luz visível.

Qual é o princípio da espectrofotometria?

  • Ao princípio da espectrofotometria (medida de absorção ou transmissão de luz) é uma das técnicas analíticas amplamente utilizadas em laboratórios de universidades, análises clínicas, indústrias etc..

Quais são os espectrotômetros de duplo feixe?

  • Espectrofotômetros de duplo feixe: dois feixes de radiação são formados no espaço. Um feixe passa pela solução de referência (branco) até o transdutor e o segundo feixe, ao mesmo tempo, passa através da amostra até o segundo transdutor.

Postagens relacionadas: