Qual é a função de um fusível em um circuito elétrico e a de um disjuntor?

Índice

Qual é a função de um fusível em um circuito elétrico e a de um disjuntor?

Qual é a função de um fusível em um circuito elétrico e a de um disjuntor?

Fusíveis e disjuntores desempenham funções similares nos circuitos elétricos, entretanto, estes últimos operam de forma um pouco distinta. Enquanto os fusíveis são descartados após a interrupção de uma corrente elétrica, os disjuntores podem continuar operando caso não sofridos danos relacionados ao superaquecimento.

Como classificar os fusíveis retardados?

  • Os fusíveis podem ser classificados como rápidos ou retardados e isso depende do tempo de atuação de cada um. Os fusíveis retardados são mais usados para a proteção de motores por causa do pico de corrente que ocorre na partida. Outra característica que diferencia um fusível do outro é o tempo que o mesmo leva para se fundir.

Qual é o suporte do fusível?

  • É composto de 5 partes: 1 Base: é o suporte da estrutura do fusível 2 Porta fusível: local onde ficam os fusíveis 3 Anel de proteção: serve para proteger a rosca da base, evitando o contato dela com o circuito 4 Fusível: parte que contém o elo fusível 5 Indicador: parte indicativa da operação do fusível More ...

Qual o fusível que deve ser usado?

  • A escolha correta do fusível é muito importante porque quando ocorre o dimensionamento errado, os riscos e danos podem ser enormes. Para definir qual o fusível que deve ser usado, é necessário avaliar as condições operacionais do circuito que será protegido, para preparar este dispositivo caso seja solicitado em alguma situação de sobrecorrente.

Qual a diferença entre fusível e fusível?

  • Ação retardada, roscavel. FUSÍVEIS NH – Fabricados em duas partes: a base e o fusível propriamente dito, que suportam elevadas tensões, sem que ocorra a fusão de seu elemento de corte (elo fusível).

Postagens relacionadas: