Para que serve o magnetômetro?
Índice

Para que serve o magnetômetro?
Magnetômetros são instrumentos usados para medir a intensidade e direção do campo magnético da Terra.
O que é magnetometria?
A magnetometria é uma técnica que faz uso das informações retiradas do campo magnético terrestre para a investigação das estruturas em subsuperfície e, por sua rapidez no processamento de dados, pode ser utilizada em atividades de resgate, como foi no caso do acidente ambiental em Brumadinho.
Como ler o campo magnético no celular?
A maioria dos smartphones tem um sensor integrado que mede o campo magnético da Terra e funcionam como uma bússula, apontando ao norte. Isso, combinado a um receptor de GPS, ajuda a determinar onde o usuário está no mapa e em que direção está virando.
Como medir o campo magnético?
“Atualmente, essa medição é feita por meio de um aparelho chamado gaussímetro, que mede o campo magnético em apenas um ponto do espaço, enquanto ele se espalha por diversos pontos”, afirma.
Qual o uso mais óbvio para um magnetômetro?
- Um dos usos mais óbvios para um magnetômetro é em observações científicas do campo magnético da Terra, que pode variar em várias circunstâncias. Magnetômetros também são aproveitados pelos geólogos para obter maior conhecimento sobre regiões específicas da crosta terrestre, ou para procurar minerais magnéticos como o ferro.
Quais são os tipos de magnetômetros?
- Os tipos de magnetômetros também se aplicam para examinar o impacto da atividade solar sobre a Terra, com os cientistas usando dados do passado para mapear e prever erupções solares. A complexidade e o tamanho destas máquinas é muito variável.
Quais são os magnetômetros para smartphones?
- Ele também permite o funcionamento dos aplicativos de bússola. Magnetômetros também são encontrados em detectores de metal, já que eles conseguem detectar metais magnéticos. É por isso que existem alguns aplicativos de detecção de metais para smartphones.
Quais são os magnetômetros de leituras absolutas?
- Magnetômetros de leituras absolutas: são instrumentos que basicamente podem ser construídos com as próprias constantes internas conhecidas; Magnetômetros para leituras relativas: devem ser calibrados através de referência a um campo magnético conhecido, desta forma a medição pode ser por comparação.