O que fazer depois da histerossalpingografia?

O que fazer depois da histerossalpingografia?
A paciente pode sentir leves cólicas. Aconselhamos o uso de analgésicos (dipirona, escopolamina, paracetamol, anti-inflamatórios) para minimizar o desconforto. Geralmente, pode-se retornar às atividades normais após o exame, mas alguns médicos podem indicar a suspensão da atividade sexual por alguns dias.
Quais os riscos da histerossalpingografia?
A HSG é um procedimento seguro, com poucos riscos. Em menos de 1% dos casos, pode ocorrer infecção, que é mais comum se houver antecedente de infecção tubária ou corrimento bacteriano recente. A paciente deve procurar o médico caso sinta febre ou dor intensa após o exame.
O que fazer antes do exame de histerossalpingografia?
Não é necessária, de uma forma geral, preparação prévia. Este exame não precisa de jejum. É recomendável, no entanto, que se tenha tomado um medicamento analgésico (Ibuprofeno 600mg, por exemplo), de forma a reduzir o desconforto do exame. A altura ideal para o realizar é após a menstruação, antes da ovulação ocorrer.
Quais são as complicações da histerossalpingografia?
- As complicações deste exame são muito raras, no entanto, dores fortes que se mantenham ou aumentem, hemorragia ou sangramento abundante e febre não são situações normais, devendo por isso ser avaliadas. A menstruação após a histerossalpingografia virá provavelmente na data prevista, apesar da perda de sangue que poderá ter no dia do exame.
Como fazer o teste de histerossalpingografia?
- Antes que o médico comece o teste de histerossalpingografia, você pode obter um ibuprofenor um sedativo para ajudá-lo a relaxar, bem como relaxar os músculos do útero para evitar cólicas durante o teste. Você será solicitado a tirar sua roupa abaixo da cintura, e então você vai cortar um vestido ao redor da sua cintura.
Como é feito o exame de Histerosalpingografia?
- Histerossalpingografia é o exame que avalia as condições do útero e das tubas uterinas. Entenda como é feito o exame de histerossalpingografia