Quem passa o eletroencefalograma?

Índice

Quem passa o eletroencefalograma?

Quem passa o eletroencefalograma?

O eletroencefalograma é interpretado por neurologistas.

O que é detectado em um exame de eletroencefalograma?

Exame não invasivo, o eletroencefalograma (EEG), é o registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro.

O que é eletroencefalograma anormal?

Se o resultado do laudo for anormal, significa que ocorreram alterações na amplitude e frequência das ondas mentais durante a vigília. O mesmo pode ser registrado durante o sono. Essas alterações, chamadas de picos, podem indicar doenças como epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC), tumores ou lesões cerebrais.

Quais são os tipos de eletroencefalograma?

Atualmente o exame de eletroencefalograma se dividiu em 3 categorias:

  • Eletroencefalograma clínico.
  • Eletroencefalograma ocupacional.
  • EEG em sono e vigília.
  • EEG ambulatorial.
  • Eletroencefalograma com mapeamento cerebral.

Como funciona o eletroencefalograma em vigília?

No caso do eletroencefalograma em sono e vigília, o paciente passa a noite no hospital, sendo monitorado por meio de eletrodos que são colados ao seu couro cabeludo. Ele passa o tempo todo pelo eletroencefalograma, sendo que é avaliado quando está acordado, em vigília, e quando está dormindo.

Como interpretar um eletroencefalograma?

  • É por isso que saber como interpretar um eletroencefalograma é fundamental para alcançar um laudo assertivo, oferecendo suporte ao diagnóstico de problemas neurológicos, distúrbios do sono e demências. Neste artigo, vou apresentar informações completas sobre o chamado exame de cabeça.

Quanto tempo dura o eletroencefalograma?

  • A maioria dos eletroencefalogramas (EEG de rotina) dura entre 20 e 40 minutos. Já o EEG que une estados de sono e vigília costuma durar entre 8 e 12 horas. Dependendo da suspeita clínica, recomendação do médico solicitante e resultados observados durante o exame, o exame pode se estender por mais horas e até dias. Riscos do ...

Qual a periodicidade do eletroencefalograma?

  • Não há uma periodicidade exata para fazer um eletroencefalograma. Pessoas que tem distúrbios neurológicos podem fazer o exame com mais frequência, enquanto pessoas que não tem alterações ou sintomas podem fazer o exame apenas uma vez ou poucas vezes durante a vida.

Como funciona a eletroencefalografia?

  • O procedimento é rápido, seguro, indolor e não invasivo. Conhecido também como eletroencefalografia ou EEG, ele amplifica os impulsos elétricos cerebrais e os registra de forma gráfica. Esses impulsos são os responsáveis pelas atividades realizadas pelo corpo humano, transmitidos como comandos cerebrais através de células chamadas neurônios.

Postagens relacionadas: