Para que serve os pronomes de tratamentos?

Índice

Para que serve os pronomes de tratamentos?

Para que serve os pronomes de tratamentos?

Os pronomes de tratamento são utilizados como alternativas para os pronomes pessoais em linguagens mais formais ou técnicas. Mesmo sendo utilizado para se referir a um interlocutor, é importante que o pronome de tratamento sempre seja emprego na terceira pessoa.

Como usar os pronomes de tratamento?

O uso dos pronomes de tratamento

  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

Como devo me dirigir a um padre?

PADRE E PASTOR: VOSSA SENHORIA Havendo necessidade de se dirigir a eles por escrito, use o simples e correto Vossa Senhoria.

Para quem são usados os pronomes?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quais as formas de tratamento?

Formas de Tratamento – O que é
USADO PARATRATAMENTOVOCATIVO
GENERALExcelênciaExmo. Sr. General
GOVERNADOR DO ESTADOExcelênciaExmo. Sr. Governador
JUIZExcelência (Meritíssimo Juiz)Exmo. Sr. Doutor
MAJORSenhoriaIlmo. Sr. Major

Como se dirigir a um capitão da PM?

O Comandante é tratado por Excelentíssimo, Vossa Excelência. Isso porque os comandantes gerais se equiparam a secretários de Estado.

Quais são os pronomes de tratamento?

  • Lista dos Pronomes de Tratamento. Confira a lista dos pronomes, da sua utilização e das respectivas abreviaturas: sr. e sra. srs. e sras. Tratamento formal. v. v. Tratamento informal. Príncipes e princesas, duques e duquesas.

Quais são os pronomes pessoais?

  • Ex: Eu me retirei da sala. Ainda dentro da classe dos pronomes pessoais, existem os pronomes de tratamento, que são responsáveis por designar pessoas de acordo com idade, cargos, hierarquia etc. São alguns exemplos Vossa Alteza, Vossa Majestade, Vossa Excelência, entre outros.

Qual o significado desses pronomes?

  • Estes pronomes trazem uma ideia de proximidade ou de distância do objeto em relação à pessoa do discurso. São utilizados para fazer referência ao tempo, ao espaço ou ao próprio texto. Indica que o objeto está próximo da pessoa que fala a frase. Em relação ao tempo, tratam do presente ou futuro muito próximo.

Postagens relacionadas: