O que é exame de toque feminino?

O que é exame de toque feminino?

O que é exame de toque feminino?

Toque Vaginal: Exame realizado para analisar principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero. O médico ginecologista introduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen.

Como é feito o exame de toque ginecológico?

O(a) médico(a) fica em pé de frente para você, introduz um ou dois dedos na vagina e a outra mão é posicionada sobre o abdome, sem luva, com o objetivo de observar elasticidade da vagina, do colo de útero, se há dor à palpação, tamanho, posição e consistência do útero, além da observação aos anexos (ovários e trompas).

Para que serve o exame de toque ginecológico?

No exame pélvico de toque, pode-se avaliar a posição, mobilidade e tamanho dos órgãos genitais femininos internos, em especial do útero, ovários e trompas, assim como a presença de dor ou tumorações.

Para que serve o exame se toque?

O exame de toque na gravidez tem como objetivo avaliar a evolução da gravidez e verificar se há risco de parto prematuro, quando realizado a partir da 34ª semana de gestação, ou para verificar a dilatação do colo do útero durante o trabalho de parto.

É normal sentir dor depois do exame de toque?

O que ele previne? O exame de toque vaginal é capaz de auxiliar no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica, alteração no volume dos ovários, infecções, observar o aspecto do colo do útero, dentre outros. Não é comum sentir dor durante o exame.

Porque sangra no exame de toque?

No final da gestação o exame de toque pode ser mais doloroso e pode ocorrer um pouco de sangramento também, pois o colo uterino já está mais fragilizado, se modificando para o trabalho de parto.

É normal ginecologista fazer exame de toque?

O ginecologista pode tocar minhas mamas? Sim. Além do toque vaginal, a rotina inclui exame das mamas para detectar nódulos ou corpos estranhos. O médico faz um toque com a palma do mão nas laterais dos seios e uma leve pressão com os dedos nos mamilos para detectar, por exemplo, secreções que indicam câncer de mama.

Quais exames posso pedir ao ginecologista?

Quais são os principais exames ginecológicos solicitados pelos ginecologistas?

  • Toque vaginal. Esse exame é feito durante a consulta com o objetivo de analisar se há alguma irregularidade na vagina ou no colo uterino. ...
  • Papanicolau. ...
  • Exame de mama. ...
  • Colposcopia. ...
  • Ultrassonografia Pélvica. ...
  • Vulvocospia. ...
  • Exame de Sangue.

Quando o médico começa a fazer exame de toque?

A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.

Como é feito o exame de toque na gravidez?

  • Normalmente o exame de toque é utilizado no final da gravidez para verificar a dilatação e a espessura do colo do útero, descida e posição da cabeça do feto e rompimento da bolsa. No entanto, ele também pode ser feito no início da gravidez como auxiliar no diagnóstico da gravidez ou para avaliar o comprimento do colo uterino da grávida.

Posso substituir o exame de toque vaginal por outro?

  • Posso substituir o exame de toque vaginal por outro? A ginecologista e professora doutora na Unicamp Cristina Laguna conta que a paciente pode não querer fazer o exame de toque vaginal, mas ele não será substituído por outro menos desconfortável.

Por que o exame de toque dói?

  • O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor. Algumas grávidas afirmam que o exame dói, no entanto ele deve apenas provocar um ligeiro desconforto, devido à pressão dos dedos no colo do útero.

Como é feito o exame ginecológico?

  • O exame é feito com a mulher na chamada posição ginecológica: deitada na maca com as pernas abertas. O médico introduzirá os dedos médio e indicador previamente higienizados, com luvas e lubrificados. O exame é rápido e costuma durar de segundos a poucos minutos.

Postagens relacionadas: