Para que serve o exame de eletroforese de proteínas?

Índice

Para que serve o exame de eletroforese de proteínas?

Para que serve o exame de eletroforese de proteínas?

A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulinas no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).

Qual o resultado normal de eletroforese de hemoglobina?

ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA
MétodoParâmetroValor de referência
ELETROFORESE POR CAPILARIDADEHemoglobina A196,7 a 97,8%
Hemoglobina A22,2 a 3,2%
Hemoglobina FetalInferior a 2,0%

Qual a finalidade do eletroforese?

A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.

Quando pedir eletroforese de proteínas?

A eletroforese de proteínas é solicitada pelo médico para verificar a quantidade de proteínas no organismo e, assim, investigar possíveis alterações e doenças, podendo iniciar o tratamento de forma precoce, caso seja esse o caso.

Como é realizada a análise de proteínas por meio da eletroforese?

A eletroforese envolve a passagem de uma corrente através de um gel contendo as moléculas de interesse. Em função de seu tamanho e carga, as moléculas vão se mover através do gel em diferentes direções ou em diferentes velocidades, o que permite que sejam separadas umas das outras.

O que quer dizer hemoglobina A1 baixa?

A Hemoglobina A1 está diminuída porque você tem o traço falciforme. Neste caso, as células produtoras de sangue carregam um gene "normal" que comanda a produção de hemoglobina A1 e um outro gene "anormal" que comanda a produção de hemoglobina falciforme, a hemoglobina S.

O que é hemoglobina S ausente?

Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.

Postagens relacionadas: