O que são os jogos cognitivos?

Índice

O que são os jogos cognitivos?

O que são os jogos cognitivos?

20),os jogos cognitivos referem-se a “um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição”. Nesse contexto, a cognição é entendida como “a aquisição, o arma- zenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” (Matlin, 2004, p.

O que são atividades cognitivas exemplos?

A atividade cognitiva é um dos principais conceitos da teoria do conhecimento. Podemos dizer que a cognição é a capacidade do cérebro perceber, raciocinar e armazenar as informações captadas pelos sentidos.

Quais as funções cognitivas que os jogos cognitivos estimulam?

O que são Jogos Cognitivos? e desenvolvem funções cognitivas tais como: - Percepção; - Atenção; - Memória; - Linguagem; - Funções executivas (raciocínio, a lógica, a estratégias, a tomada de decisões e a resolução de problemas).

O que podemos desenvolver ao trabalhar a capacidade cognitiva?

Desenvolver a imaginação, a criatividade e a distinção entre fantasia e realidade; Potencializar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento abstrato; Desenvolver a autonomia pessoal da criança.

Qual é a cognição?

  • A cognição entendida nesse contexto como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” (Matlin, 2004), o que envolve uma diversidade de processos mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de problemas.

Como o psicopedagogo pode aproveitar os jogos?

  • O psicopedagogo pode aproveitar este benefício dos jogos e utilizá-los em sua intervenção, é importante aproveitar a oportunidade para usar alguns momentos da hora do jogo e transformá-los em situações problemas, onde a criança deverá solucioná-los, de maneira que envolva a análise de suas ações.

Como exercitar as funções cognitivas?

  • Exercitar-se, pensar, raciocinar, estimular tanto a mente como o corpo através de atividades lúdicas e jogos é fundamental para manter o organismo saudável (CARVALHO, 2009). Jogos que mexem com a memória fotográfica são excelentes para aprimorar e exercitar as funções cognitivas, além de serem prazerosos como atividade grupal.

Quais são as habilidades cognitivas?

  • As habilidades cognitivas permitem, por exemplo, discriminar objetos, identificar e classificar conceitos, levantar problemas, aplicar regras e resolver problemas, e propiciam a construção e a estruturação contínua dos processos mentais.

Postagens relacionadas: