Como saber se o aparelho está fazendo efeito?

Índice

Como saber se o aparelho está fazendo efeito?

Como saber se o aparelho está fazendo efeito?

Em relação ao tempo total de um tratamento ou quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito, a resposta é: ele pode variar. Contudo, a média gira em torno de 12 até 24 meses, mas uma série de fatores pode diminuir essa média.

Qual o tipo de aparelho fixo?

  • Aparelho fixo: O modelo mais convencional possui bandas, fios e/ou braquetes. É utilizado em tratamentos a longo prazo, porém não tem tempo de uso definido. A função é alinhar os dentes movendo-os de forma gradual para a posição correta. Esse tipo é famoso pela variedade de cor de suas borrachinhas, mas também possui outras versões mais discretas.

Quais são os fios ortodônticos mais utilizados?

  • No mercado, existem atualmente quatro tipos de fios ortodônticos mais utilizados: No começo do tratamento ortodôntico é preciso apostar em um fio que tenha a capacidade de movimentar os dentes, mas que o faça sem o uso de muita força. Mais devagar e com calma, para evitar não apenas a dor, como problemas futuros, após a retirada do aparelho fixo.

Qual a espessura do fio?

  • A cada fase, o fio possui uma espessura, relacionada ao papel que deve desempenhar. Quando não é necessário que os dentes se movam e a finalidade é mantê-los no lugar, o ideal é que o fio seja maior e não deslize facilmente pelos braquetes.

Como ocorre a troca no aparelho ortodôntico?

  • Ao longo do tratamento com aparelho fixo, haverá troca no fio utilizado, de acordo com a etapa e o objetivo a ser atingido. Com isso, elimina-se aquela ideia de que, durante todo o período de uso do aparelho ortodôntico, ocorre apenas a troca dos elásticos.

Postagens relacionadas: