Para que serve espectroscopia no infravermelho?
Índice
- Para que serve espectroscopia no infravermelho?
- Para que serve o FTIR?
- O que é espectroscopia de infravermelho?
- Como funciona a técnica FTIR?
- Qual a freqüência da espectroscopia no infravermelho 10?
- Qual o espectro de infravermelho?
- Qual a intensidade da espectroscopia infravermelha?
- Qual a técnica de análise no infravermelho?

Para que serve espectroscopia no infravermelho?
A espectroscopia de infravermelho (espectroscopia IV) é um tipo de espectroscopia de absorção que usa a região do infravermelho do espectro eletromagnético. Como as demais técnicas espectroscópicas, ela pode ser usada para identificar um composto ou investigar a composição de uma amostra.
Para que serve o FTIR?
Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR): é análise que fornece evidências da presença de grupos funcionais presentes na estrutura de uma substância, podendo ser utilizada na identificação de um composto ou para a investigar sua composição química.
O que é espectroscopia de infravermelho?
O espectro no infravermelho é baseado nas vibrações moleculares, mede diferentes tipos de vibrações entre átomos de acordo com suas ligações interatômicas, observando-se a absorção ou espalhamento dessa radiação. O objetivo da espectroscopia de absorção no IV é a determinação dos grupos funcionais de um material dado.
Como funciona a técnica FTIR?
Em que consiste a técnica de FTIR? FTIR significa infravermelho por transformada de Fourier e é o método preferido para espectroscopia de infravermelho. Quando a radiação infravermelha atinge uma amostra, parte da radiação é absorvida pela amostra e outra parte passa por ela (transmitida).
Qual a freqüência da espectroscopia no infravermelho 10?
- Espectroscopia no Infravermelho 10 a radiação eletromagnética incidente tem uma componente com freqüência correspondente a uma transição entre dois níveis vibracionais (1). A vibração dos átomos no interior de uma molécula apresenta energia coerente com a região do espectro eletromagnético correspondente ao infravermelho (10cm -1
Qual o espectro de infravermelho?
- O espectro de infravermelho é dividido em radiação no infravermelho próximo, médio e distante, com técnicas e aplicações de métodos baseados nesta divisão.
Qual a intensidade da espectroscopia infravermelha?
- Na espectroscopia infravermelha é medida o comprimento de onda e a intensidade da absorção de luz infravermelha de uma amostra. Quando a luz infravermelha média possui energia suficiente para excitar vibrações moleculares a níveis de energia mais altos.
Qual a técnica de análise no infravermelho?
- Esta é uma técnica que encontra uma variedade de utilização em laboratórios analíticos industriais e laboratórios de pesquisa de todos os tipos. Análise no infravermelho pode ser uma análise não-destrutiva (a amostra pode normalmente ser recuperada para novo uso), e é útil para microamostras (faixa inferior micrograma).