O que altera o exame de ferritina?

Índice

O que altera o exame de ferritina?

O que altera o exame de ferritina?

Se o corpo não absorve ferro em quantidade suficiente, usa o que está armazenado nos tecidos como ferritina, e os níveis sanguíneos de ferritina diminuem. Se isso não for corrigido, o ferro armazenado é consumido para a produção de hemácias.

Quando devo me preocupar com ferritina alta?

limite superior a normalidade: < 2 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: o indivíduo deve ser encaminhado a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.

Qual exame detecta ferritina alta?

Sugerimos investigação inicial com os seguintes exames laboratoriais: transaminases, fosfatase alcalina, GGT, anti-HCV, HBsAg, anti-HIV, glicemia, perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos), proteína C reativa e ecografia abdominal.

Qual é o exame de dosagem da ferritina?

  • Com esse exame é possível saber o estoque de ferro disponível e diagnosticar possíveis deficiências de ferro no organismo. O exame de Dosagem da Ferritina não é um exame de rotina. Geralmente ele é feito durante a investigação das causas de anemia e da deficiência de ferro.

Qual a função da Ferritina no organismo?

  • A ferritina é uma proteína responsável pelo armazenamento do ferro dentro das células do nosso organismo. Ela pode ser medida a partir do exame de sangue específico chamado Dosagem de Ferritina. Com esse exame é possível saber o estoque de ferro disponível e diagnosticar possíveis deficiências de ferro no organismo.

Quais são os sintomas do excesso de ferritina?

  • Linfoma de Hodgkin; Infarto do miocárdio em homens; Leucemia; Hemocromatose; Geralmente, os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal e o tratamento para ferritina alta depende da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e ...

Qual o valor da ferritina séria?

  • Assim, o exame de ferritina séria é feito com o objetivo de verificar a falta ou excesso de ferro no organismo, por exemplo. Normalmente, em indivíduos saudáveis o valor de referência da ferritina sérica é de ng/mL em homens e de ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o

Postagens relacionadas: