O que caracteriza os ácidos carboxílicos?

Índice

O que caracteriza os ácidos carboxílicos?

O que caracteriza os ácidos carboxílicos?

Os ácidos carboxílicos apresentam pelo menos um grupo carboxila na extremidade da cadeia, como os ácidos metanoico (fórmico) e etanoico (acético – vinagre). O grupo carboxila é formado pela união de um grupo carbonila ( —C = O) com um grupo hidroxila (— OH). ...

São exemplos de ácidos carboxílicos?

Ácidos carboxílicos presentes no dia a dia

  • Ácido carbônico (OHCOOH): presente no sangue e em bebidas gaseificadas.
  • Ácido acético ou etanoico (CH3COOH): presente no vinagre.
  • Ácido butírico ou butanoico (CH3(CH2)2COOH): presente no leite e em derivados.

Por que os ácidos carboxílicos apresentam?

Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois. Por esse mesmo motivo, os seus pontos de ebulição e fusão são mais elevados que os dos álcoois.

Quais são os principais derivados do ácido carboxílico?

É muito comum que ácidos carboxílicos sofram reações de substituição da hidroxila por outros átomos ou grupos de átomos, o que forma os derivados de ácidos carboxílicos. Dentro dessa classe de compostos estão diversas funções como os ésteres, sais de ácidos, anidridos e amidas.

Quais são os ácidos carboxílicos utilizados no cotidiano?

  • Entre os principais compostos da função dos ácidos carboxílicos utilizados no cotidiano, estão o ácido metanoico, mais conhecido como ácido fórmico, e o ácido etanoico ou ácido acético. O ácido fórmico é assim chamado porque foi obtido pela primeira vez através da destilação de formigas vermelhas.

Qual a nomenclatura do ácido carboxílico?

  • Seus compostos são polares; Em geral, são inodoros, com exceção dos ácidos com até três carbonos, que possuem cheiro irritante, e aqueles com até seis carbonos, que possuem cheiro repugnante; Para realizar a nomenclatura de um ácido carboxílico, a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) determina a seguinte regra:

Como são os ácidos carboxílicos solúveis?

  • Além disso, são insolúveis em água. Os ácidos carboxílicos são também solúveis em solventes menos polares, tais como o éter, o álcool e o benzeno.

Como o ácido carboxílico reage com as bases?

  • O ácido carboxílico reage com bases, produzindo os sais de ácidos carboxílicos e água. O nome dessa reação é salificação. Na presença de água, esses sais sofrem hidrólise e podem regenerar o ácido carboxílico e a base que os originaram. Os sais de ácidos carboxílicos são utilizados para fabricação de sabões.

Postagens relacionadas: