Para que serve o exame ITB?

Índice

Para que serve o exame ITB?

Para que serve o exame ITB?

O índice tornozelo-braquial (ITB), é um exame que mostra alta sensibilidade para portadores de insuficiência vascular arterial de membros inferiores, doença ateroesclerótica carotídea, pacientes com quadro de hipertrofia ventricular esquerda com hipertensão, etc.

O que é o índice tornozelo braquial?

O índice tornozelo-braço (ITB) é o primeiro, o mais simples e o mais importante teste não invasivo para detecção de doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Tem como objetivo medir a integridade da circulação arterial dos membros inferi ores.

Como fazer o índice tornozelo braquial?

O cálculo do ITB é realizado pela relação da maior pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior e da artéria dorsal do pé (com obtenção nos dois membros ou em apenas um, dependendo da casualidade) com a maior pressão sistólica das artérias braquiais.

Como medir o ITB?

Protocolo de medição do ITB O manguito do esfigmomanômetro deve ter largura de pelo menos 40% da circunferência do membro. Deve-se proceder a aferição da PAS nas duas artérias braquiais normalmente. O manguito deve ser colocado na perna com sua borda distal 2 cm acima do maléolo medial.

Como medir a pressão na perna?

A verificação em membros inferiores pode ser realizada com o paciente em posição deitada, com o manguito colocado na região da panturrilha cobrindo pelo menos 2/3 da distância entre o joelho e o tornozelo.

Qual a diferença entre pacientes com índice tornozelo-braquial?

  • Vários estudos já demonstraram que pacientes com índice tornozelo-braquial <0.9 possuem mortalidade 3-6 vezes maior em 5 anos comparados com controles. A diferença entre as pressões arteriais sistólica e diastólica aumenta conforme se desloca distalmente na árvore arterial ( elevação da PAS e redução da PAD).

Qual o índice de pressão tornozelo braquial?

  • O Índice de Pressão Tornozelo-Braquial (ÍTB) coleta a pressão arterial a partir do seu tornozelo e no braço e em seguida, compara os dois valores para determinar o quão bem o sangue está fluindo em seu corpo. Este valor pode ser usado para diagnosticar a Doença Arterial Periférica (DAP).

Como medir índice tornozelo-braço?

  • Índice tornozelo-braquial (ITB) – como medir e qual sua utilidade? Índice tornozelo-braço – como medir e qual sua utilidade? Texto enviado pelo Dr Eduardo Sansolo – especialista em cirurgia vascular pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Como calcular a pressão arterial em tornozelo?

  • O mesmo pode ser verdade para pacientes com deficiência renal crônica que também sofrem de medioesclerose. O Índice de Pressão Tornozelo-Braquial (ÍTB) coleta a pressão arterial a partir do seu tornozelo e no braço e em seguida, compara os dois valores para determinar o quão bem o sangue está fluindo em seu corpo.

Postagens relacionadas: