O que é digoxina para que serve?
Índice
- O que é digoxina para que serve?
- O que é a digoxina?
- Quais são os efeitos colaterais e a toxicidade da digoxina?
- Qual o efeito da Digitoxina na frequência cardíaca?
- Quanto tempo dura o efeito da digoxina?
- Quais as principais indicações para a digoxina?
- Quais as contraindicações do digoxina?
- Por que a digoxina pode causar intoxicação?
- Como reduzir a absorção de digoxina ao intestino?

O que é digoxina para que serve?
Atualmente, a digoxina é recomendada pelas diretrizes dos EUA e da Sociedade Europeia de Cardiologia para pacientes com insuficiência cardíaca e problemas com o controle do ritmo do coração.
O que é a digoxina?
Digoxina é um medicamento utilizado para tratamento da insuficiência cardíaca e ritmos cardíacos irregulares. A insuficiência cardíaca, incluindo insuficiência cardíaca congestiva (ICC), faz com que o coração se torne menos efetivo na circulação sanguínea.
Quais são os efeitos colaterais e a toxicidade da digoxina?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a digoxina são náuseas, diarréia, sensação de fraqueza ou tontura, dor de cabeça, ansiedade, depressão ou vermelhidão e coceira na pele. A digoxina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.
Qual o efeito da Digitoxina na frequência cardíaca?
A digoxina é um remédio da classe dos antiarrítmicos e cardiotônicos, que age aumentando a força dos batimentos cardíacos e melhorando o ritmo do coração, indicada para tratamento de problemas do coração como insuficiência cardíaca congestiva ou arritmias, podendo ser usada em adultos e crianças.
Quanto tempo dura o efeito da digoxina?
Devido ao seu pico de ação prolongado (aproximadamente 6 horas), não é a melhor opção quando há a necessidade de rápida redução da resposta ventricular.”
Quais as principais indicações para a digoxina?
- As principais indicações para a Digoxina são no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva com disfunção sistólica, principalmente quando há dilatação ventricular ou quando, especificamente, o paciente apresenta a insuficiência acompanhada com fibrilação atrial.
Quais as contraindicações do digoxina?
- Quais as contraindicações do Digoxina? Presença de bloqueio cardíaco completo intermitente ou bloqueio atrioventricular de segundo grau, especialmente se houver história de síndrome de Stokes-Adams;
Por que a digoxina pode causar intoxicação?
- Entre os idosos, há a tendência de ocorrência de distúrbios da função renal e de diminuição da massa corporal, o que influencia a farmacocinética da digoxina de tal forma que níveis altos desse fármaco no plasma podem rapidamente causar intoxicação. É possível evitar isso com a redução das doses usualmente administradas a adultos.
Como reduzir a absorção de digoxina ao intestino?
- Após ingestão recente, como envenenamento acidental ou deliberado, a sobrecarga disponível para absorção deve ser reduzida por lavagem gástrica. Pacientes com ingestão massiva de digitálico devem receber grandes doses de carvão ativo, a fim de prevenir absorção e ligação da digoxina ao intestino durante recirculação enteroentérica.